jul
16
2017

CEARÁ – INOVA: Prefeitura de Fortaleza implanta o SAMU de BICICLETAS. Projeto Bike Vida na beira mar.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 15-07-2017: Lançamento de projeto de bicicleta com equipamento para socorro na orla. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

Frequentadores da Beira Mar de Fortaleza passam a contar com atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em bicicletas. O projeto Bike Vida visa reduzir o tempo de socorro na região para até dois minutos. São três estações na Beira Mar — na altura do Boteco, do Náutico e do Mercado dos Peixes — com uma bicicleta, o socorrista e os equipamentos. O serviço deve ser acionado pelo 192.

A novidade foi lançada na manhã deste sábado, 15, na Beira Mar. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a região foi escolhida para receber o projeto-piloto por ser “a área de Fortaleza com maior concentração de pessoas por metro quadrado fazendo atividade física — muitas vezes sem realizar exames prévios e acompanhamento”.

As bicicletas contam com equipamentos básicos para atendimentos de urgência, como o desfibrilador — utilizado em casos de parada cardíaca. Cada socorrista terá 1,5 quilômetro de orla para atender. Segundo o gerente do Samu em Fortaleza, Daniel Sousa, nos primeiros seis meses de 2017, foram realizadas 500 solicitações na região.

“Não é só a bicicleta e o socorrista. Será um primeiro atendimento integrado com a rede do Samu e os hospitais”, detalhou o prefeito.

Praia do Futuro

Também com o objetivo de garantir maior segurança na orla da Capital, parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro realizou capacitação de 19 profissionais de 14 barracas da área. Os funcionários receberam instrução para informar frequentadores sobre condições para o banho, mudanças climáticas e prevenção de acidentes, além de distribuir para as crianças pulseiras de identificação, que indicam o local onde estão os pais ou responsáveis.

SERVIÇO

Atendimentos do Bike Vida:

Estações na orla: na Beira Mar em frente ao Boteco Praia, ao Náutico Atlético Cearense e ao Mercado dos Peixes

Como solicitar: pelo número 192 e pessoalmente nas estações

Horário de atendimento: das 5 às 22 horas

(Fonte: O POVO).

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário