jul
7
2013

SOBRAL – EXPONORTE 2013 finalizou com boa presença de público e negociações.

A FEIRA

O Parque de Exposições João Passos Dias recebeu, nessa quarta-feira, 3, a 51ª Exposição Agropecuária da Zona Norte (Exponorte). O sanfoneiro Waldonys subiu ao palco com o melhor do forró, para alegria do público presente a um dos eventos mais esperados do calendário da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município.

A Exposição, que foi aberta oficialmente pelo prefeito Veveu Arruda e pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins, na última quinta-feira, 4, e recebeu um bom público durante todo o evento que encerra-s neste domingo, dia 7.

Na realidade a 51ª EXPONORTE iniciou sua programação na quarta-feira, com o Encontro com Gestores e Secretários da Agricultura do Território da Cidadania de Sobral, que reuniu representantes de 15 municípios da região. O objetivo é discutir políticas públicas e criar estratégias para o desenvolvimento do plano territorial rural sustentável e fortalecer a rede da Agricultura Familiar entre os Municípios com ações integradas.

Além de Sobral, participaram do encontro os municípios de Reriutaba, Varjota, Cariré, Frecheirinha, Coreaú, Moraújo, Mucambo, Graça, Pacujá, Forquilha, Groaíras, Santana do Acaraú, Senador Sá, e Massapê.

A Exponorte 2013 teve ainda o Festival da Galinha Caipira, com palestras sobre Práticas de Regulamento Técnico de Métodos para Abate de Aves, Produção Melhorada Geneticamente de Pintos Caipiras, e Estratégia de Manejo no Apiário para o Período de Estiagem, além dos cursos de Olericultura Básica (cultura orgânica), e Bovinocultura de Leite.

Os visitantes assistem exposições e julgamento de animais, concurso leiteiro, leilões especializados, provas de tambor e baliza, mini-cursos e seminários setoriais, além de adquirir produtos da agricultura familiar, e se deliciar com o melhor da comida regional.

A ZEZINHO

Para o governador em exercício, José Albuquerque, o Ceará está se destacando no setor da agropecuária cearense. “O Governador Cid Gomes está buscando muitos investimentos fora do país para diversos setores, mas temos percebido que a agropecuária tem sido um dos setores que mais tem exigido esforços do Governo, que apesar da seca tem conseguido importantes investimentos”.

A EXPONORTE
Segundo o secretário Nelson Martins a expectativa de negócios é positiva. Cerca de 80 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições “Nós estamos otimistas com os negócios que serão gerados principalmente com o resultado positivo da vacinação contra a febre aftosa. Temos ainda a possibilidade de melhor o padrão genético do nosso rebanho”, afirmou.

A Exponorte é coordenada pela Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC) e é organizada por um comitê gestor formado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Sebrae, Ematerce, Instituto Agropolos, além de outros órgãos como instituições de ensino públicas e privadas.

Com informações do Blog de sobral.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031