fev
5
2019
5
2019
CEARÁ – MASSAPÊ: Uma vasta programação marcou a festa de 121 de emancipação de Massapê.
Postado por Bené Fernandes
Sem Comentários
A cidade de Massapê festejou nesta terça feira, 05 de Fevereiro, 121 anos de emancipação política.
Uma vasta programação aconteceu na Praça Cel. João Pontes, que marcou a data, com a entrega de duas novas ambulâncias à Secretaria de Saúde e dos novos fardamentos das ACS E ACE, além do tradicional café com os garis.
Por motivos de força maior, não foi possível a Presença do Prefeito Jacques Albuquerque que foi representado pela Chefe de governo Kelvya Albuquerque e do vice Prefeito Nilson Frota.
História
O topônimo Massapê vem do latim e significa solo argiloso, compacto de coloração escura. A denominação original desse município foi Vila Serra Verde, distrito criado pelo Ato provincial de 04-02-1882, subordinado ao município de Santana do Acaraú.
Elevado à categoria de Vila com a denominação de Serra Verde, pela Lei Estadual nº 398, de 25-09-1897, desmembrado de Santana do Acaraú.
Constituído do Distrito-Sede, instalado em 05-02-1898, pela Lei Estadual nº 540, de 10-08-1899, a Vila Serra Verde passou a denominar-se Massapê.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a Vila já denominada Massapê é agora elevada a condição de cidade, com a denominação de Massapê, pela Lei Estadual nº 1408, de 27-08-1917.
As terras da Serra da Meruoca e os arredores ao norte desta, nas quais o atual município de Massapê situa-se, já foram habitadas por índios das tribos Anacés, Tacari-Ararius e Tabajaras.
Um dos fatores de fixação populacional foi o retorno de centenas de cearenses vindos da Amazônia após a exploração da borracha.
Um outro fator: a construção da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim com a inauguração da Estação Ferroviária de Massapê em 31 de dezembro de 1881.
O Município está dividido em 6 distritos, além do distrito Sede: Aiuá, Ipaguaçú-Mirim, Mumbaba, Padre Linhares, Tangente e Tuína.
(Via Serra Verde FM)