30
2018
BRASIL – Empresas enfrentam desafios com o envelhecimento da população.
A população brasileira deve começar a reduzir a partir de 2047. A estimativa é do IBGE, que também prevê que, a partir de 2039, haverá mais idosos que crianças no país. Em duas décadas, um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.
O instituto ainda calcula que, em 2040, a maior parte das equipes de trabalho será de pessoas com mais de 45 anos. Para a coordenadora do Centro de Inovação SESI em Longevidade e Produtividade, Noelly Mercer, o envelhecimento da população vai impactar o mercado de trabalho.
“Hoje, nesse contexto laboral, muitas vezes, nós já temos três gerações trabalhando de forma conjunta, às vezes quatro. Nós temos esse impacto de conflitos dentro das nossas casas ou o não entendimento de diferentes gerações, imagine isso no contexto industrial… acaba tendo impacto voltado à produtividade.”
Segundo a coordenadora, o Centro cria soluções para evitar a geração de custos com saúde e perdas de produtividade.
“Nós vamos trabalhar para que cada vez mais as pessoas construam hábitos saudáveis para que elas cheguem aos 70 anos com uma capacidade produtiva e qualidade de vida, podendo continuar contribuindo no ambiente de trabalho.”
Para saber mais sobre a importância de investir em um ambiente saudável, capaz de conciliar a longevidade nas indústrias as empresas podem acessar o portal criado pelo Centro de Inovação longevidade.ind.br. O site reúne indicadores de todos os estados e municípios brasileiros, notícias e eventos sobre envelhecimento.
Reportagem, Aline Dias
(Via Blog Roberto Moreira)