17
2017
SOBRAL – VERGONHA: Sobral não tem SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO, perdemos para Juazeiro do Norte e Fortaleza.
É triste…Uma cidade como Sobral, com mais de 200 mil habitantes, capital da Região Metropolitana da Zona Norte, com mais de 1.800.000 habitantes, não ter um Serviço de Verificação de óbito (SVO), é uma VERGONHA.
O SVO é um órgão de primeira importância para a Saúde Pública e para a Vigilância Epidemiológica. Sua finalidade principal é conhecer a situação da saúde da população. Sua atuação se estabelece na realização de investigação e exames pós-morte para definição diagnóstica das causas de óbitos naturais.
A prestação do serviço deverá conta com médicos patologistas, técnico de necropsia, auxiliar de necropsia, auxiliares administrativos, secretária, além do coordenador.
No SVO são realizadas atividades de investigação clínica e exame pós-morte; confecção de declarações de óbito.
Com o serviço é possível realizar a produção de estatísticas vitais mais confiáveis; produz o conhecimento sobre o perfil de mortalidade da população brasileira, subsidiando a tomada de decisões em saúde e o planejamento em saúde; serve ainda para determinar a confiança pública nos serviços de saúde pública e privada.
Além de dá suporte ao esclarecimento das causas de mortes naturais ocorridas sem assistência médica ou assistidas, porém sem determinação da causa de morte.
HOJE…
Ressaltar que apenas as cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte possuem esse serviço de extrema importância para o bom exercício da medicina legal.
E Sobral?…
Em conversa com o Vereador Júnior Balreira(PMDB), o mesmo disse que vai levar essa discussão para a Tribuna da Câmara Municipal, dado a importância que o assunto requer. Balreira lembra que isso foi uma promessa desde a época em Vereadores de Sobral estiveram reunidos com o Secretário de Saúde do Estado, na época o ex-governador Ciro Gomes era o titular da pasta, que prometeu resolver com rapidez essa situação e que até hoje nada foi resolvido.
Como em Sobral, os profissionais da saúde têm “medo de reclamar”, resolvemos nos colocar em defesa da sociedade sobralense, dado a importância desse serviço publico, para a nossa cidade e todas as cidades da Região Noroeste do nosso Estado.
Aguardamos um posicionamento do Secretário Dr. Gerardo Cristino e do gestor maior Ivo Gomes. Chega de Blá…Blá…Blá…
Fonte: Sobral Agora.