“A maior estratégia para o combate ao mosquito é impedir que ele nasça. A eliminação de criadouros deve ser realizada nas casas pelo menos uma vez por semana. Com isso, a população ajudará o poder público, pois o ciclo de vida do mosquito será interrompido”, afirmou Everton Carneiro, supervisor da Zoonoses de Sobral.
A maioria dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya estão dentro das casas. “Hoje temos em média 90% dos focos dentro das residências. Não podemos deixar de alertar a população que a ação do produto usado no carro fumacê só é efetiva quando o inseticida está no ar e só mata o mosquito adulto. Ele não elimina as larvas que estão dentro das caixas d’agua, potes, baldes e outros depósitos que acumulam água”, lembrou a coordenadora da Vigilância à Saúde, Francisca Leite Mendonça Escócio.
O fumacê é o nome popular para a Pulverização espacial UBV, um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem por contato atingindo os mosquitos adultos em voo. É necessário que a população abra suas portas e janelas, além de desobstruir as vias facilitando o acesso dos carros fumacê.