9
2017
SOBRAL – Projeto de Lei da Vereadora Alessandra Ponte, quer instituir em Sobral, o Dia do Cigano.
É de autoria da nobre Vereadora Alessandra Ponte(PDT), o Projeto de Lei, que institui o “Dia do CIGANO” na cidade de Sobral.
Projeto de Lei nº 2064/17, de 02/05/2017. Ementa: Institui o dia 24 de maio como o Dia do Cigano na cidade de Sobral. Autoria: Vereadora Alessandra Ponte de Queiroz Miranda (PDT).
A Vereadora Alessandra Ponte teve uma expressiva votação no Sumaré, que hoje é o bairro onde abriga o maior número de Ciganos na cidade de Sobral. Logicamente os homenageados serão do referido bairro, que serviu de berço para que famílias ciganas se instalassem em Sobral.
Após ser aprovado na Câmara Municipal, o projete segue para Sanção do Prefeito Ivo Gomes, para ser aprovado ou não. Acredito que será aprovado.
O DIA DO CIGANO…
O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24 de maio de 2007, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, grupos formados da diáspora de um povo nômade originário do norte da Índia, que passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa, e depois espalhou-se por outros continentes.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. Não obstante a importância da data, ainda são escassas as políticas públicas de integração do povo cigano, persistindo grande parcela sem contar com ações em favor de registro civil, saúde e educação.(pesquisa Wikipédia)
Fonte: Sobral Agora.