18
2016
CEARÁ – Venda de liminares – OAB/CE vai falar sobre andamento de processos envolvendo advogados
Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Ceará julgou, em sessão sigilosa, os primeiros advogados envolvidos no esquema de venda de liminares durante os plantões judiciais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A informação é do presidente do organismo, José Damasceno Sampaio, que marcou uma entrevista coletiva para esta quinta-feira, às 9 horas, na sede da Ordem (Bairro Dionísio Torres). Na ocasião, ele dará mais informações sobre o andamento dos processos.
Nas últimas semanas, José Damasceno viajou para Brasília, onde manteve contato direto com o Conselho Nacional de Justiça. Esse órgão abriu investigações sobre o caso da suposta venda de liminares que, inclusive, chegou a ser alvo de uma ação da Polícia Federal ano passado.
O escândalo que envolve o TJCE tornou-se ainda mais grave depois que o então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará, Valdetário Monteiro, afirmou, em entrevista coletiva, que bandidos de outros estados brasileiros também teriam se beneficiado do esquema de venda de liminares.
Ele citou os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, entre outros, onde criminosos teriam pedido transferência para o Ceará e aqui obterem a soltura comprando os habeas corpus nos plantões do Tribunal. Conforme as investigações, cada liminar seria vendida ao preço de R$ 150 mil.
Ainda de acordo com Monteiro, pelo menos, 10 advogados, cinco desembargadores e vários servidores do Tribunal estariam sendo “alvos” das investigações sobre o esquema.
Fonte: Blog do Eliomar de Lima.