3
2016
CEARÁ – Paralisação: Sinditaxi de Fortaleza marca protesto contra Uber para 11 de maio
Três dias após a chegada do Uber em Fortaleza, o Sindicato dos Taxistas (Sinditaxi) planeja um protesto. Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, 2, com líderes de cooperativas, a categoria decidiu promover uma paralisação na manhã do dia 11 de maio.
A expectativa é de que três dos cinco mil veículos da frota na Capital cearense participem do protesto, previsto para começar às 6 horas em frente à Igreja de Santa Edwiges (avenida Leste Oeste). O comboio em marcha lenta deve passar pelo Paço Municipal e seguir em direção à Câmara de Vereadores.
O objetivo do Sinditaxi é que a Prefeitura não autorize ou regulamente a utilização do Uber em Fortaleza, que iniciou operação na Capital na última sexta-feira, 28. “Se até o dia 11 o prefeito propuser uma reunião, vamos ouvir o que ele tem a dizer”, afirmou Vicente de Paula, presidente do Sinditaxi, argumentando que o Uber opera de maneira ilegal por não estar regulamentado.
Uma preocupação da categoria durante a reunião de ontem é que não ocorram em Fortaleza reações hostis a motoristas do Uber como as que houveram em protestos semelhantes em São Paulo e Rio de Janeiro. “Não é momento de quebra-quebra. Queremos mostrar à sociedade o risco que ela corre com um motorista sem credenciamento. E não voltar a população contra a categoria”, complementa Vicente de Paula ao ser questionado se uma paralisação poderia surtir ter efeito contrário junto à população.
Durante a assembleia, foi cogitada a possibilidade do protesto ocorrer no dia 13 de maio, mesmo dia em que ocorre procissão e missa de Nossa Senhora de Fátima. No entanto, a medida, segundo os presentes, poderia resultar em menor repercussão junto à população.
Fonte: O POVO