30
2016
BRASIL – Este sábado é o dia ‘D’ de vacinação contra a gripe
Hoje é o dia D de mobilização nacional de vacinação contra a gripe H1N1. A campanha foi lançada ontem no Centro de Saúde Meireles com a presença dos Secretários da Saúde Municipal e Estadual. No local, dois consultórios com pelo menos dois enfermeiros em cada, faziam o ágil atendimento. Já no Centro, no Posto de Saúde Paulo Marcelo, a fila chegou ao lado de fora. Crianças, mulheres grávidas e idosos aguardavam a vacinação que era realizada por uma só enfermeira.
Para se adiantar na viagem do final de semana, dona Marli Rosas, 76, chegou cedo ao posto de saúde no Centro. “São 10h30min e eu estou nessa fila desde as 8 horas. Era para ter pelo menos mais uma pessoa atendendo”, criticou. Ela afirma que todos os anos se vacina. Garantir a saúde é a motivação. A coordenadora do posto, Maria José Carvalho, explicou que a demora no atendimento se dá devido ao fluxo de pessoas de outras localidades.
No Meireles, Vanessa Coelho, 23, também escolheu o dia do lançamento da campanha para se vacinar. Com oito meses de gestação, à espera de Benício, ela acredita que todo cuidado deve ser tomado. “Em relação à saúde, nada deve ser adiado ou deixado para depois”, acredita.
H1N1
A gripe H1N1 é causada pelo vírus influenza A e tem sintomas parecidos com os da gripe comum: febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e fluxo nasal. O coordenador do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) explicou que, de fato o vírus é mais agressivo do que outros tipos de gripe. “É oriundo da pandemia de 2009, é novo para o ser humano e isso faz com que ele se torne mais agressivo porque não temos ainda memória imunológica para a doença”, explicou.
Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, a campanha se caracteriza por vacinar muita gente num período curto de tempo. “A ideia é que, até 20 de maio, todas as pessoas do grupo de risco sejam vacinadas, para que possamos interromper a cadeia de transmissão da doença e diminuir a circulação do vírus”.
A gestora afirma que a vacina tem 98% de eficácia, mas a proteção só se inicia 15 dias após a dose. Em Fortaleza serão 104 postos fixos de vacinação e 94 minipostos espalhados em supermercados, escolas, igrejas, entre outros.
Até o dia 20 de maio, mais de dois milhões de pessoas no Ceará deverão ser imunizadas contra a gripe. Essa população faz parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional em todo o Estado também terão prioridade.
Saiba mais
Além da vacinação, alguns cuidados podem ser tomados. Procurar evitar contato com pessoas doentes e lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel várias vezes ao dia também são medidas preventivas.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Fonte: Sobral Agora.