23
2015
SOBRAL – SAAE: Ação intersetorial de Combate á Dengue continua pelos Distritos e Localidades.
O SAAE Sobral como membro atuante do Grupo de Trabalho (G.T) Selo Município Verde integrou o planejamento de ações de combate à dengue, que vem sendo executado desde agosto, início da campanha, em parceria com diversos órgãos.
Nesta terça-feira (20/10), os Distritos de Aprazível e as localidades de Pau D´Arco e Pedra de Fogo receberam a “Ação Intersetorial de Controle e Combate à dengue”, que integra a programação de intervenções de sensibilização sobre a temática.
Durante os encontros com as comunidades, operadores do SAAE e o Gerente dos Serviços de Água, Luís Barros falaram sobre a situação de abastecimento de cada local, qualidade da água, alertas e medidas racionais do uso da água em época de estiagem, principalmente, em virtude das previsões para o próximo ano de seca. Foi abordado, também, certos cuidados com os reservatórios domiciliares que garantem o abastecimento de água, durante os períodos de interrupção no sistema e manobras realizadas.
O Diretor-presidente do SAAE, Silvestre Gomes orgulha-se de inserir a autarquia em questões tão relevantes para saúde de todos e faz questão de incentivar as ações intersetoriais visando maiores alcances e benefícios para a população. “Estamos convivendo com a seca e a estiagem há quase 5 anos e que bom aliar as práticas de combate ao desperdício com as práticas de combate à dengue”, aponta. Conforme Silvestre, armazenar água, hoje, é uma opção de sobrevivência, e para garantir a continuidade do abastecimento em suas residências, sem o mosquito da dengue por perto, é preciso monitorar o vedamento de seus reservatórios domiciliares.
Além das orientações do SAAE, o encontro salientou temas relevantes como a implantação da coleta seletiva de lixo, o atual panorama da dengue por localidade e as práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. Com as ações de mobilização, mutirões, campanhas e a contribuição da comunidade, de agosto para outubro, houve redução dos casos suspeitos, conforme a dados da Coordenação da Vigilância em Saúde de Sobral.
O evento iniciou no final da tarde, no Distrito de Aprazível, na quadra da Escola Antônio Custodio de Azevedo, com uma peça teatral educativa sobre a dengue, organizada pelos próprios alunos. O mesmo formato de diálogo com a comunidade prosseguiu na localidade de Pau D´Arco e Pedra de Fogo, ambos, realizados em praças públicas, ao lado da igreja matriz.
Informações: