28
2015
SOBRAL – NOTA 10| Moses Rodrigues é escolhido para compor CPI da Petrobrás.
A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (26), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás, que investigará denúncias, irregularidades e desvios da Petrobrás. O Ceará vai ter na CPI um representante da oposição ao Governo Federal, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE), que buscará passar a limpo as finanças da Estatal Brasileira, especialmente, as questões que envolvem o cancelamento da construção da Refinaria Premium II, assunto correlato à Petrobrás, que frustrou a expectativa de geração de emprego e renda para sociedade cearense.
“Prestarei na CPI um serviço ao país, em busca da moralidade, da honradez e lisura, e buscarei contribuir para que esses escândalos sejam esclarecidos, os culpados punidos sejam eles quem for, e em especial buscarei também levantar os motivos reais da paralisação das obras da refinaria Premium II, no Ceará. Pois o Brasil foi saqueado através destas corrupções de desvios na Petrobrás, e o Ceará sofreu com os reflexos diretos da compra da refinaria de Pasadena que, possivelmente, fez com que o Governo paralisasse as obras da Premium II”, argumentou Moses Rodrigues.
Na reunião de instalação da CPI da Petrobrás, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno, afirmou sentir-se honrado por ter dois parlamentares da sigla na Comissão que os honrará, e destacou a postura ilibada de ambos, o deputado Moses Rodrigues, como suplente, e a deputada Eliziane Gama, na titularidade. A parlamentar foi autora do requerimento de criação de Comissão Externa para fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da construção das refinarias da Petrobrás Premium I e Premium II, localizadas nos estados do Maranhão e do Ceará.
A Comissão que será composta por Moses Rodrigues deverá avaliar ainda os impactos e consequências nos aspectos: sociais, ambientais e financeiros com a frustração do Projeto. De acordo com o deputado, serão colocados em pauta os interesses do Ceará na CPI e na Comissão Externa.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada no dia 05 de fevereiro, na Câmara dos Deputados. Da bancada cearense, composta por 22 deputados somente sete apoiaram a abertura da investigação, entre eles: Moroni Torgan (DEM/CE), Moses Rodrigues (PPS/CE), André Figueiredo (PDT/CE), Vitor Valim (PMDB/CE), Danilo Forte (PMDB/CE), Genecias Noronha (SD/CE), Raimundo Gomes (PSDB/CE).
Na quinta feira. foi instada a CPI e foi eleito presidente, o deputado Hugo Mota (PMDB/PB), que designou como relator o deputado Luiz Sérgio (PT/RJ).
Fonte: Assessoria de Comunicvação.