fev
16
2015

CEARÁ – Varjota: Açude Araras que hoje tem 8% de sua capacidade, poderá secar em 140 dias

A seca que castiga os estados do nordeste aumenta cada vez mais o temor do sertanejo. E não é pra menos, vivemos a maior escassez dos últimos 50 anos, e os problemas ocasionados por ela são cada vez maiores. O principal, e talvez maior problema, que assusta as populações habitantes do sertão é a escassez cada vez maior de água para o consumo humano e de animais e plantações, esse é um dos pontos mais críticos enfrentados pelos sertanejos.

A falta de água já dizimou milhares de nordestinos durante toda a história da ocupação desta terra, isso criou no imaginário popular a aversão coletiva ao fenômeno “seca”, aversão essa amplamente difundida na imprensa nacional e endossada por políticos locais, que tomam proveito deste fenômeno para se promover com a indústria da seca. Não é incomum vermos a representação do nordeste em jornais do sul e sudeste, mostrando o chão rachado e as caveiras de gado espalhadas pela caatinga, esse somatório de fatos faz com que pensemos nessa possibilidade com temor, visto que as consequências causadas pelo fenômeno são recorrentes.

O AÇUDE ARARAS…

a boa acudes

O Açude Paulo Sarasate está construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria e Ipu. Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. Hoje o açude se encontra com 8% de sua capacidade total, o que equivale a 74 milhões de metros cúbicos de água. Segundo dados da COGERH – Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, o açude perde em média 0,05% de sua capacidade por dia, água essa utilizada prioritariamente para o abastecimento humano.

a boa araras 2

A diminuição média ocorre diariamente, desconsiderando outros fatores, o Açude Araras perderia toda a sua reserva de água em 140 dias, pouco mais de 4 meses. Portanto, matematicamente, se não chover absolutamente nada até julho de 2015, o gigante Araras secará completamente. Sorte nossa é que a probabilidade de não chover absolutamente nada até julho, segundo a FUNCEME é praticamente nula.

De qualquer forma, o nível atual do açude inspira muita preocupação, e o racionamento de água nos municípios que se utilizam do Araras já é uma dura realidade. O fato é que essa é uma possibilidade real, e, portanto, deve ser combatida mediamente por todos nós, partindo sempre da ideia de que a consciência é a melhor arma contra todas as catástrofes ambientais, se soubermos usar, não faltará água.

VEJA O VIDEO AQUI É SÓ CLICAR
Fonte: Hidrolândia Notícias

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

fevereiro 2015
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728