6
2015
SOBRAL – Profissionais da Secretaria de Saúde participam de palestra sobre febre de chikungunya.
Profissionais da Secretaria da Saúde de Sobral e acadêmicos de enfermagem, participaram, na última terça-feira (3), da palestra sobre manejo clínico – prevenção, sintomas e cuidados – de portadores da febre de chikungunya, ministrada pelo médico e infectologista da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Afonso Bezerra.
Manter os profissionais informados sobre as características da doença é indispensável, considerando que “o Ministério da Saúde acredita que a febre de chikungunya será a próxima epidemia”, explicou o palestrante. Para garantir um atendimento eficaz nas unidades municipais, a Prefeitura de Sobral se antecipou a aparições de casos da doença, preparando os servidores da Secretária de Saúde.
Febre de Chikungunya
Assim como a dengue, a febre de chikungunya é transmitida pelo aedes egypti, mas com características diferentes. “os sintomas marcantes são febre e dores nas juntas, consequentemente outros sintomas ocorrem por consequência da ‘dupla básica’ de sintomas”, ressaltou Afonso Bezerra. Já em relação ao tratamento, “manter o paciente hidratado e em repousou é primordial”, concluiu.
(Bliog de Sobral)