22
2014
CEARÁ – Morreu seu Lunga…
Morreu na manhã deste sábado o Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como Seu Lunga. Ele estava internado no hospital São Vicente, em Barbalha, tratando de um câncer de esôfago.
Seu Lunga tinha 87 anos. Foi um poeta brasileiro, repentista, vendedor de sucata residente em Juazeiro do Norte. Ele ficou conhecido pelo seu temperamento forte e pela falta de paciência nas respostas. Seu Lunga morava com a esposa Carmelita Rodrigues Camilo, com quem teve 13 filhos.
Sua notoriedade começou em 1983 com a publicação do cordel “As Histórias de Seu Lunga – o Homem mais Zangado do Mundo”. O autor, Abraão Batista, coletou os casos contados no sertão sobre o comerciante sem paciência. Com um pouco de invencionice, o cordelista criou um personagem que entrou para o folclore nordestino.
Foi tamanho o sucesso de vendas que, a partir dessa obra, surgiram outros 77 títulos de 39 cordelistas diferentes, com títulos como “Discussão do Seu Lunga com um Corno”, “Seu Lunga na Fila do INSS”, “Seu Lunga, Tolerância Zero”, “A carta de Seu Lunga para FHC sobre o Apagão” e “Seu Lunga, um caipira na ONU”.
(Via Roberto Moreira)