9
2014
BRASIL – Rumor de escândalo contra o PSDB derruba Bolsa de Valores.
SÃO PAULO – O Ibovespa teve um dia de montanha-russa. O índice chegou a subir 1,31% na abertura do pregão, mas passou a cair 2% em meio a rumores de que uma denúncia que seria feita pela imprensa afetaria a candidatura de Aécio Neves (PSDB), fato que ainda não ocorreu. Porém, após a Ata do Fomc, o índice amenizou as perdas, mas não suficiente para fazer o índice virar para cima, fechando assim com perdas de 0,66%, aos 57.058 pontos. O giro financeiro na Bovespa atingiu R$ 9,39 bilhões.
Petrobras chegou a cair 5,5%, mas amenizou para baixa de cerca de 3%, enquanto o Banco do Brasil zerou as perdas. A ata do Fomc mostrou que o Fed vai manter a expressão “tempo considerável” ao se referir a juros baixos, o dólar diminuiu a sua alta registrada hoje.
Mas os rumores eleitorais pesam mais sobre o índice. “Todos os ativos brasileiros viraram repentinamente após rumores de que a imprensa fará denúncia que pode afetar candidatura de Aécio”, diz Davison Santana, estrategista da Bloomberg. No entanto, até o momento ainda não foi divulgado nem confirmado qualquer teor sobre as informações que estariam para ser divulgadas, assim como a credibilidade das informações.
Além disso, o mercado partiu para movimento de proteção antes de pesquisas que serão divulgadas amanhã, com destaque para o Datafolha e Ibope. As expectativas pelas pesquisas são desencontradas: enquanto algumas pesquisas espelho apontam para um empate técnico entre Dilma e Aécio, outras sinalizaram a candidata petista com uma diferença acima do esperado ante o tucano.
Destaque ainda para o relatório da agência de classificação de risco Moody’s, que fez um comentário sobre a situação brasileira após o primeiro turno das eleições presidenciais.
Segundo a agência, o rating do Brasil não depende de quem vencer a eleição e sim da capacidade do novo governo de reverter a deterioração que tem sido observada nas métricas de dívida, na política fiscal e na situação econômica. A Moody’s diz que há pouca clareza nas propostas apresentadas até agora por Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), o que pode ser uma estratégia política.
(Via Br247)