20
2014
SOBRAL – 100 Memórias!! Bispo Dom José, o grande benfeitor esquecido…
O grande benfeitor de Sobral, o ex-bispo Diocesano, Dom José Tupinambá da Frota tá longe de ser “santificado” pelo povo de Sobral. Juazeiro do Norte continua sua luta para tornar Padre Cícero em “Santo”, tá difícil, mas já tudo encaminhado. Já o nosso Bispo benfeitor, é praticamente desprezado pelo povo sobralense, que se não fosse as obras construídas por Ele, acho que seu NOME já teria sido apagado de nossas memórias.
No ano de 1982 foi construído o Mausoléu Dom José, no bairro Alto do Sumaré, que foi praticamente destruído pelos moradores daquele bairro, que quebraram tudo e transformaram o lugar em “banheiro público” e local de usuários de drogas.
No ano de 2003 o Prefeito Cid Gomes construiu no local do Mausoléu, a Escola de Ensino Fundamental José Parente Prado(Antiga Moça Prado) e fez a restauração do Memorial, hoje denominado de Memorial Dom José Tupinambá da Frota, onde abriga um auditório climatizado e um salão de arte, inaugurada pelo Prefeito Cid Gomes.
“Dom José era para ser considerado um santo pelos sobralenses”. Na cidade tudo gira em torno de suas obras. Destaque para o Museu Diocesano, escolas fundadas pelo religioso e praças construídas em sua homenagem, além da principal avenida da cidade levar o nome de Dom José, que morreu em 25 de setembro de 1959, aos 77 anos de vida.
Tenho a nítida impressão que, se fosse em outro lugar, e por tudo que fez por Sobral e a Região Norte, já teríamos grandes estátuas em seu nome e o povo se enfileirava para venerar nosso saudoso Bispo e com certeza milagres já teriam acontecidos e por aí vai.
Saudar os amigos do Instituto Cultural Dom José, através da ação “Setembro Dom José”, a exposição mostra através de banners a história desse religioso sobralense, que foi o primeiro bispo da Diocese de Sobral.
Fonte: Sobral Agora.