2
2013
SOBRAL – O que diferencia o Cemitério dos “Ricos e o dos Pobres” em Sobral…Veja detalhes.
Dizem que a gente se iguala após a morte! Na cidade de Sobral(CE) a história não é bem assim, aqui tem o Cemitério dos “Ricos” e dos “Pobres”. Ressaltar que a carne “apodrece do mesmo jeito” independente de quem seja o finado que esteja sepultado ali. Já o Espirito só Deus sabe para onde vai.
A DIFERENÇA…
A diferença está na limpeza e organização nos dias de visitação de finados. No Cemitério São José, tido como o “dos ricos”, o fluxo de vendedores é feito de forma organizada, sem muita sujeira e com a Guarda Municipal na proteção. A Missa no Cemitério São José acontece cedo, ás 7h da manhã.
No Cemitério dos “pobres”, o nosso “Santa Marta”, localizado no Conjunto Monsenhor Aloiso Pinto, pertencente a Diocese de Sobral, atualmente sob a tutela da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a frente do Cemitério vira mercado. Aliás, as pessoas só faltam invadir o Cemitério Santa Marta para vender seus produtos. É expressamente proibido a comercialização dentro do campo santo, graças ao impedimento feito pelo vigário da Paróquia de Fátima. A missa acontece na Capela do Cemitério que fica praticamente na porta de entrada e neste ano já ocorreu às 6h.
DETALHE – O Cemitério Santa Marta foi construído em mutirão por moradores do vizinho bairro Dom Expedito, sob a iniciativa do Padre Osvaldo Chaves, quando esteve desenvolvendo seu trabalho pastoral junto aos moradores e paroquianos da CAPELA DE SÃO PEDRO(Dom Expedito), pertencente a paróquia da Sé.
Já o outro Cemitério, o São Francisco, que fica no bairro do Junco, consegue unir “miseráveis e abastados” num mesmo local. Aqui por exemplo está sepultado o ex-prefeito José Parente Prado, um dos túmulo bem visitado durante todo o dia. Mas a situação de organização é muito pior que o Cemitério Santa Marta. Tomamos conhecimento de denuncias de que “ladrões” estariam roubando “coroas bem enfeitadas” dos túmulos e colocando á venda novamente, na calçada do referido campo santo, que fica praticamente tomada de ambulantes, comercializado o referido produto. Aqui também soubemos da presença da Guarda Civil Municipal. A Missa desse ano aconteceu ás 8h.
Uma particularidade no Cemitério São Francisco seria os “sepulcros comunitários”, utilizados no caso de sepultamento de pessoas “indigentes”, onde familiares não aparecem para reclamar o “corpo”.
Segundo dados da Prefeitura de Sobral, o município dispões de 33 cemitérios, três, ficam na sede e 30 espalhados em 13 distritos, sendo que Jaibaras possui o maior número com 6 unidades. O Salgado dos Machados é o único dos 14 distritos de Sobral que não possui cemitério.
Fonte: Sobral Agora.
Fotos: Bené Fernandes.
É com muita tristeza que comunico que, foram roubada as instalações elétrica do nosso cemitério Santa Marta. Tanto sacifcio que o padre Antonio José fez para as pessoa que visitarem o cemitério pudessem ir também no período da noite, mas infelizmente os ladrões levaram a parte de iluminação. É muito triste.
Até na hora da morte os nossos gestores fazem diferença entre ricos e pobres. Podemos observar claramente isso, no zelo entre os três cemitérios da cidade de Sobral. Mas certamente, a visão divina é outra. não há diferenças para Deus. Que mundo triste é esse que vivemos!