3
2013
CEARÁ – FCF atende MP-CE e volta a proibir bebidas alcoólicas nos estádios.
Na tarde da última quarta feira(2), a Federação Cearense de Futebol (FCF) acatou recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e está novamente vetada a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios. A prática havia sido liberada na última segunda-feira, por meio da Portaria 015/2013.
O documento enviado à FCF foi assinado pelo procurador de Justiça José Wilson Sales, coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor). Em entrevista ao O POVO, Sales contou que editou a recomendação assim que soube da decisão tomada pela entidade.
“Destaquei que o artigo 13 – A proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas no interior dos estádios. Quando a Federação recebeu o documento do Ministério Público, acatou”, explicou o procurador.
A diretoria de competições da FCF acatou a recomendação, alegando que não poderia contestar as observações feitas pelo MP-CE. Contudo, diretores ainda discordam da proibição da venda de bebidas de teor alcoólico. “Nosso entendimento é que o Estatuto (do Torcedor) proíbe venda de bebidas ilícitas. Cerveja e outras são lícitas. Alcoólicas, mas lícitas. Não há motivos para que os torcedores não possam beber sua cervejinha no estádio”, disse o secretário geral da FCF, Marcos Augusto.
Para o dirigente, o assunto merece novos debates, pois é algo que interessa a clubes e torcidas: “Quando a venda é proibida, se está agindo contra o torcedor e contra o futebol cearense. Mas nós acatamos a recomendação do MP. O importante é que deixamos novamente a discussão aberta sobre o assunto”. A venda de bebidas alcoólicas estava suspensa pela FCF desde fevereiro de 2011.
(André Victor Rodrigues)