7
2013
POLÍTICA – As últimas da política no Ceará na versão Donizete Arruda.
Da Coluna “E tem mais”… Jornal Aqui CE, by Jornalista Donizete Arruda…
QUEM MANDA…
Quem conversou com o governador Cid Gomes durante o dia de ontem teve uma certeza: ele é um homem revigorado. A sua decisão de antecipar a reforma no secretariado e demitir os “imexíveis” Mauro Filho (Sefaz) e Francisco Bezerra (Segurança) deu ânimo novo ao governador.
Cid acredita que terá um final de mandato bem mais eficiente e com melhores resultados. Disse ainda que o Estado está com suas finanças equilibradas, as 500 obras programadas para serem entregues até dezembro de 2014 serão inauguradas e os novos secretários devem assumir com a missão de melhorar o desempenho da administração.
UNIÃO GERAL
É objetivo central do governador Cid fortalecer cada vez mais a aliança eleitoral do PSB-PMDB e PT. Nesse espírito, caberá ao PMDB do senador Eunício Oliveira mais uma secretaria, além das três que já possui. O PT também aumentará sua participação no Governo: de duas para três.
LONGE DAS URNAS
A lista dos secretários que deixariam o Governo Cid diminuiu durante o dia de ontem.Bismark Maia(Turismo) eFernandoOliveira (Procuradoria), que disputariam uma vaga na Câmara Federal, e Nelson Martins, na luta pela reeleição na Assembleia, desistiram de seus sonhos parlamentares. Com a desistência, ficam no cargo.
BÚSSOLA COMUNISTA
Foi inesperada a saída dosecretário de Saúde, Arruda Bastos, para seu partido, o PCdoB. Inácio Arruda não teria sido avisado antecipadamente da demissão de seu correligionário. Diferente de Eunício Oliveira e de José Guimarães, que foram informados previamente de toda a reforma.
MUDANÇA NA BANCADA
Com o retorno de Paulo Henrique Lustosa à Câmara dos Deputados, volta à suplência Gera Arruda. Ele havia reassumido seu mandato na terça, 2, no lugar de Ilário Marques. Também permitido que Ilário assumisse sua vaga só a partir de setembro. Esse acordo não valeu.
NOME APONTADO
Não será nenhum deputado federal do PSB o parlamentar que irá comandar o Partido da Solidariedade no Ceará. O governador Cid indicou o deputado Paulo Henrique Lustosa a Paulinho da Força Sindical para se filiar ao Solidariedade. Desse modo, ele desiste de ir para o PDT.
CHORORÔ INÚTIL
Inês Arruda e Antonio Carlos permanecem na Assembleia como deputados estaduais. Inês na vaga de Ivo Gomes e Antonio Carlos no lugar de Nelson Martins. O petista ligado à ex-prefeita Luizianne Lins chegou a fazer ontem, discurso de despedida da tribuna da Assembleia.
RODÍZIO DE PASTAS
Uma novidade estaria sendo preparada pelo governador Cid para a nomeação de seu novo secretariado. Ele quer que PMDB, PT, PDT e PCdoB continuem no seu governo, mas deve haver troca de pastas. O PCdoB perde a Saúde e o PDT fica sem o Desenvolvimento Social. Sabe-se que esse novo quadro não atinge o PMDB e, provavelmente, o PT.
ESCALANDO O TIME
Somente na próxima semana, o governador Cid começará a definir os nomes dos substitutos que assumirão os cargos vagos em sua equipe. Toda sua atenção esteve dedicada, nas últimas 72 horas, em decidir um critério que norteasse a reforma do secretariado. A regra foi imposta: quem fosse candidato sairia, agora, do Governo.
DESCULPE A IGNORÂNCIA,
Tem secretário que passou a noite chorando após ser avisado pelo governador Cid de sua demissão?
*Com informações da coluna “…E Tem Mais!” do jornal Aqui Ce.