2
2013
CEARÁ – Luiz Pontes alerta para gargalos na infraestrutura do País e “promessas” de obras no CE.
“Os investimentos contribuem para o crescimento e a consolidação da infraestrutura do País, mas na prática não é isso o que temos visto nos últimos treze anos de gestão do PT. O País está patinando sem conseguir suplantar os gargalos em geração de energia, em rodovias, transporte de massa”. A declaração é do presidente do PSDB Ceará, Luiz Pontes, ao repercutir declarações do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves (MG), durante sua visita ao Ceará na última sexta-feira (30). Na oportunidade, o mineiro afirmou que “o Brasil se tornou, nos últimos anos, um grande cemitério de obras inacabadas e superfaturadas”.
Enrolação
O Ceará é apenas um exemplo do que ocorre no Brasil, adverte Luiz Pontes, ao citar o exemplo da novela que virou a construção da Refinaria Premium II em São Gonçalo do Amarante, as obras da Transnordestina e a Transposição de águas do Rio São Francisco. “A refinaria caiu no anedotário político, nem mesmo os que estão hoje no governo acreditam mais nas projeções da Petrobras e do Governo. Aliás, não existe nem mesmo projeto. O que se vê é pura enrolação”, diz.
Sem previsão
Quanto à Transnordestina, adverte o dirigente tucano, “trata-se de uma constatação de que o governo aplica pouco esforço para superar os problemas em infraestrutura ferroviária. Uma obra que é vital para o desenvolvimento do Nordeste, principalmente dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, está parada e sem previsão de quando o primeiro trem irá circular”.
Obra fantasma
Também se encontra na mesma situação a obra de Transposição de águas do rio São Francisco. “Na propaganda oficial, foi uma das prioridades do governo Lula. Se mantém como tal no governo Dilma Rousseff e deveria ter sido concluído no final do ano passado. Mas basta ir lá, no município de Mauriti, que a verdade aparece nua e crua: o local virou um canteiro de obra fantasma”, reitera Pontes.
Fonte: Roberto Moreira