28
2013
SOBRAL – Começou nesta quarta feira(28) a I Conferência Científica da Iniciativa Latino americana e Caribenha de Ciência e Tecnologia para Combater aos Efeitos da Seca (ILACCT).
Sobral sedia, de 28 a 30 de agosto, a I Conferência Científica da Iniciativa Latinoamericana e Caribenha de Ciência e Tecnologia para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT).
O evento, que acontece no Centro de Convenções, reunirá cerca de 500 pesquisadores, estudantes e especialistas de 20 países que participam de conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos em várias regiões secas da América Latina e Caribe.
O objetivo da conferência, que tem o tema “O valor das terras secas”, é reunir o conhecimento científico já produzido sobre o desenvolvimento sustentável das regiões secas da América Latina e Caribe, em particular referente ao combate à desertificação, e alertar os tomadores de decisão sobre a necessidade de construção de políticas mais claras e eficazes para as regiões secas.
De acordo com o presidente da ILACCT, José Roberto de Lima, o evento é uma oportunidade ímpar para os estudantes e tomadores de decisão observarem como os outros países estão encontrando soluções para o problema da seca e desertificação. “Para a América Latina cria-se um fórum permanente de discussão entres os produtores de ciência e os tomadores de decisão para que as decisões políticas possam melhorar as condições de vida das pessoas em regiões secas”.
Entre os temas discutidos na ILACCT estão: Impactos econômicos da desertificação na América Latina e Caribe (ALC); Meteorologia e previsão climática nas terras secas da ALC; Delimitação das áreas afetadas e cartografia da desertificação na ALC; Os determinantes sociais da saúde no contexto do semiárido; Experiências exitosas de convivência com as terras secas; Contribuições da análise ambiental geográfica na compreensão da relação entre uso e ocupação do espaço, degradação ambiental e processos de desertificação no semiárido brasileiro; A questão da água nas terras secas da ALC; Questões de gênero e desertificação; e Redes científicas para o combate à desertificação.
O evento é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Instituto Argentino de Investigação nas Zonas Áridas (IADIZA), Funceme, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Agência Nacional de Águas, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional.
Confira a programação completa CLIQUE AQUI