21
2013
SOBRAL – Prefeitura quer a aprovação do “SIM” e Vereadores estão “acuados”.
A Câmara Municipal de Sobral realizou na noite desta terça feira(20) de Audiência Pública importante para discutir a implantação do SIM – Serviços de inspeção Municipal. O projeto de Lei já está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Sobral.
O QUE É…
o SIM Controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores uberabenses alimentos com qualidade e segurança garantida.
A Sessão foi presidida pelo Vereador Carlos do Calisto, Secretariado pelo Vereador Júnior Balreira, ambos membros da Comissão de Constituição e Justiça do nosso Legislativo.
Na Sessão tivemos a presença da Secretária de Agricultura do Município, Luiza Barreto, da Secretária de Planejamento Urbano, Habitação, Saneamento e Meio Ambiente, Gisela Costa, do Procurador do Município Dr. Lourenço, além de vários outros convidados representando vários órgãos, como Embrapa, Adrago, etc…
A discussão foi muito acirrada, e a preocupação de alguns Vereadores é justamente no desemprego que a aprovação desse Projeto pode causar para vários trabalhadores que vivem do comércio de vendas de Leite, Carnes, Aves e seus derivados.
Estive visitando um desses vendedores de carnes ambulantes, que fica próximo ao antigo Clube da Reffsa, que me dizia que estava nesse ramos a mais de 30 anos, daqui tirava o sustento de sua família. Dizia-me o nobre comerciante, que não acredita que a Prefeitura fosse tirar seu “ganha pão”, “sem antes não lhe colocar num lugar certo”. finalizou.
Os Vereadores se dizem acuados, de um lado a fidelidade ao Paço Municipal e de outro o medo de prejudicar aos trabalhadores que comercializam o Leite, carnes e também vendem frangos e outros produtos derivados.
O Problema é que a Prefeitura está sendo impedida de formalizar convênios e perdendo com isso muito dinheiro, por conta de não ter em vigência o Sistema de Inspeção Municipal-SIM. No Ceará poucos municípios têm esse projeto aprovado, consequentemente muitos recursos deixam de entrar nos cofres do município.
Por outro lado, ainda têm o problema da falta de condições de controle do município sobre os abatedouros particulares e fabricas de laticínios, o que deixa para todos nós uma preocupação: O que comemos vem de onde? Qual a sua qualidade?
É realmente um grande ABACAXI a ser descascado pelos Vereadores sobralenses.
Fonte: Sobral Agora.