2
2013
CEARÁ – Seminário debate redução da mortalidade materna e infantil no Brasil.
Dados do Ministério da Saúde indicam que a mortalidade materna caiu no país de 141 por cem mil nascidos vivos em 1990 para 64 em 2011, mas ainda está longe da meta de 35 fixada pela Organização Mundial de Saúde para 2015.
Para discutir esse assunto, será realizado nesta sexta-feira, 5, a partir das 8h30min, no auditório da Assembléia Legislativa do Ceará, o Seminário Ação do Parlamento na Redução da Mortalidade Materna e Infantil.
O evento, promovido pela Subcomissão de Prestação de Contas da Saúde, ligada à Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, será aberto pelo deputado federal João Ananias, que é presidente da Subcomissão. Ele falará sobre o marco conceitual e convocatório para ação multissensorial e prestação de contas sobre mortalidade infantil.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, no Ceará a razão de mortalidade materna caiu de 93,7 óbitos em 1998 para 67,8 por 100 mil nascidos vivos em 2011 – redução de 27,6% em 13 anos. O coordenador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Juan José Escadante, vai abordar o tema A situação da mortalidade materna e infantil no Brasil.
Já o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, vai falar sobre os desafios para a redução da mortalidade materna e infantil. Secretários estaduais de Saúde e presidentes das comissões de Saúde das assembleias legislativas darão depoimentos sobre os êxitos na implantação da Rede Cegonha nos estados e sobre a ação e compromisso do parlamento na redução da mortalidade materna e infantil.
Assessoria do Deputado João Ananias
Fátima Guimarães (8816-4348)