12
2025
CEARÁ – Elmano de Freitas anuncia reajuste de 6,27% no salário de professores; mensagem será enviada à ALECE na próxima semana
Nesta terça-feira (11), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) realizou uma live em suas redes sociais para anunciar o reajuste de 6,27% para os professores do Estado.
”Foram meses, semanas, dias, têm tido no Ceará uma mesa de negociação, que já existe há um tempo, que tem um diálogo com o Governo, o Sindicato APEOC, uma mesa efetiva que discute os desafios, melhorias na carreira, reajustes salariais. Queria ressaltar esse espaço de diálogo e negociação que existe entre o Governo e APEOC, tenho muito orgulho de estar com nossa secretaria de educação, Eliana Estrela, com o secretário de planejamento, Alexandre Cialdini, o procurador do Estado, Rafael, líder do governo, deputado Guilherme Sampaio, Miguel, chefe de Gabinete”.
O reajuste do piso nacional do magistério foi estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro. Com a mudança, o valor mínimo passa a ser R$ 4.867,77 dentro de uma jornada de 40 horas semanais.
O chefe do Executivo Estadual também garantiu outras reivindicações para os profissionais da educação cearense. Como o início, em abril, do processo para as promoções sem titulação de 2024; a antecipação do pagamento retroativo do piso para aposentados no primeiro semestre de 2025; a convocação de todos os remanescentes para o magistério referentes ao concurso público de 2018 e ao concurso para os professores indígenas; a antecipação do pagamento dos precatórios por meio de intermédio com a Advocacia-Geral da União (AGU); além de abrir o processo definitivo para a ampliação de carga horária.
Secretaria da Educação, Eliana Estrela agradeceu por mais uma conquista para os educadores cearenses. “Hoje é um momento muito feliz, estamos mais uma vez com nosso governador mostrando o compromisso do Governo do Estado com a educação. Gostaria de agradecer a cada professor e professora, a cada servidor, pois a educação se faz assim em time, e aqui temos um time valoroso”, disse.
Presidente da Apeoc, Anízio Melo ressaltou o poder de negociação entre o sindicato e o Governo do Ceará, conversa positiva e proveitosa para todos os envolvidos. “A mesa de negociação no Ceará é a única do país que se reúne, discute e seguirá garantindo a melhor estrutura educacional do país. Isso demonstra que a nossa luta e a forma de negociar dão resultados. A nossa mesa de negociação junto ao Governo do Ceará continua para que possamos juntos seguir como referência no país. O trabalho feito pela Secretaria da Educação pode nos levar a resultados cada vez mais importantes”, comentou.
Com informações do Governo do Estado do Ceará
(Via Ceará Agora)