9
2025
BRASIL – Banco Central diz que ainda há R$ 8,69 bilhões de ‘dinheiro esquecido’; saiba quem tem direito e como consultar
O Banco Central divulgou um balanço dos recursos “esquecidos” no sistema financeiro. Até o fim de novembro, os brasileiros não tinham sacado R$ 8,69 bilhões — segundo informações do Sistema de Valores a Receber. Em 16 de outubro, os recursos esquecidos foram transferidos para o Tesouro Nacional e aguardam a publicação de um edital com as novas regras para o saque, mas o dinheiro pode ser sacado por meio de ação judicial.
Caso o dinheiro não seja requerido nos próximos 25 anos, será incorporado definitivamente ao patrimônio da União. As estatísticas do Sistema de Valores a Receber são divulgadas com dois meses de defasagem. Apesar da transferência ao Tesouro, esses dados continuarão a ser atualizados, com a inclusão daqueles que estavam defasados.
Para fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, o interessado precisa acessar o site “Valores a Receber” do Banco Central. Os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave Pix para a devolução. Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade. Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.
Fonte: Ceará Agora