7
2024
CEARÁ – Bebê de 5,1 kg nasce no Ceará em caso raro de macrossomia
Um bebê que nasceu com 5,1 kg no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, no interior do Ceará, chamou a atenção por seu peso incomum. O nascimento de Antony Gael é considerado raro na medicina, já que a maioria dos recém-nascidos pesa entre 2,5 e 4 kg. Ele é o terceiro filho da agricultora Daniela Barbosa Nobre, de Quixeramobim, e nasceu no dia 24 de outubro após um acompanhamento da equipe de obstetrícia do hospital.
Tanto mãe quanto filho receberam alta dois dias após o parto, que foi realizado por cesárea sem complicações. Daniela revelou que, embora os outros dois filhos não tenham nascido com peso tão elevado, ela já esperava que Gael fosse maior devido aos sintomas percebidos na reta final da gestação.
O caso foi classificado como macrossomia, termo usado para descrever bebês com peso igual ou superior a 4 kg ao nascer. Segundo o pediatra do HRSC, Paulo Fernandes, essa condição pode ser influenciada por fatores genéticos, mas a principal causa é a predisposição da gestante ao diabetes. Em casos como esse, é recomendado que o parto seja realizado por cesárea, para garantir a segurança da mãe e do bebê.
Apesar de Antony Gael estar em bom estado de saúde, o médico destacou que é essencial o acompanhamento pós-natal com pediatra e nutricionista para monitorar o desenvolvimento do bebê.
A coordenadora da unidade de obstetrícia do HRSC, Cris Ângela, explicou que a equipe realiza um cuidado especial para entender as causas do peso elevado e garantir o suporte necessário para o recém-nascido, incluindo o acompanhamento da glicemia e incentivo ao aleitamento, além de fornecer fórmula caso seja necessário para suprir as necessidades calóricas do bebê.
O HRSC é referência na região para partos de média e alta complexidade, e a equipe de profissionais se dedica a oferecer cuidados personalizados para cada situação.
Fonte: O Estado CE.