out
18
2024

CEARÁ – Visitas íntimas nos presídios foram retomadas, somente para presos não faccionados.

As visitas íntimas nas unidades prisionais do Ceará foram retomadas após cinco anos de suspensão. A medida foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última terça-feira (15). De acordo com o documento, o benefício será concedido apenas aos detentos que não estão envolvidos em procedimentos administrativos. Presos condenados por participação em organizações criminosas continuam sem direito à visita.

Desde a criação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em dezembro de 2018, esse tipo de visita havia sido suspenso, com a proibição de aparelhos eletrônicos, como televisores, e outros eletrodomésticos nas celas.

A portaria classifica a visita conjugal como um benefício condicionado ao bom comportamento. Somente presos que não respondem a processos administrativos poderão usufruir da medida. Além disso, o detento precisa estar participando de atividades de ressocialização, como programas educacionais ou laborais oferecidos na penitenciária.

Entre as normas, o encontro terá duração máxima de 45 minutos, tempo que inclui os procedimentos de segurança, como a retirada do lixo, recolhimento do enxoval e higienização do local pelo detento, além de seguir uma série de medidas de segurança. A SAP será responsável por fornecer preservativos e permite que o visitante leve sabonete líquido transparente e lençóis para o encontro.

A autorização para a visita é administrativa e pode ser concedida tanto a presos provisórios quanto a condenados. Ambos, detento e cônjuge, devem apresentar exames que comprovem a ausência de doenças sexualmente transmissíveis. Adolescentes entre 16 e 18 anos podem participar, desde que comprovem emancipação por casamento civil ou união estável.

“Haverá disponibilização de material educacional que promova a atenção básica para a saúde sexual reprodutiva, e atenção psicossocial à pessoa privada de liberdade e ao visitante, de modo a facilitação de denúncia em caso de suspeita de violência nas suas mais variadas formas durante a realização da visita conjugal”, diz a portaria.

Fonte: Jornal Jangadeiro

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

outubro 2024
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031