24
2024
SOBRAL – HOJE é o DIA DO CIGANO. Conheça um pouco da história dessa comunidade em Sobral.
Nosso parabéns á Comunidade Cigana que hoje habita na cidade de Sobral e cidades vizinhas na Região Norte do Ceará. Hoje é do Dia Nacional do CIGANO. O bairro Dom Expedito e Sumaré foram os locais escolhidos por essa comunidade maravilhosa quando da sua chegada em nossa cidade e que estão por aqui a muitos anos.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira. A escolha da data deve-se ao fato de o dia 24 de maio ser dedicado à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Suas comunidades estão localizadas principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Uma vez que o censo brasileiro não inclui a categoria ciganos e muitos continuam a negar as suas origens, existem apenas especulações a respeito de seus números.
COMUNIDADE CIGANA SOBRALENSE
Há presença de pelo menos três etnias ciganas no Brasil: Calon, Rom e Sinti. Cada uma destas, tem línguas, culturas e costumes próprios. Em Sobral, está presente a etnia Calon, com um total de 108 famílias, sendo 77 no bairro Sumaré, 13 no Rancho Joelma e 18 no distrito de Jaibaras.
Os registros de chegada de ciganos a Sobral remontam a 1972, quando se instalaram no bairro Dom Expedito. Eles mantiveram algumas tradições, tais como a leitura de mãos (pelas mulheres) e o escambo (pelos homens).
Por conta das cheias do Rio Acaraú, em 1974, se mudaram para o Sumaré, onde se reorganizaram. No bairro, há a maior comunidade cigana do município.(fonte: prefeitura de Sobral)
Foto: De acordo com o vice-presidente do Instituo Cigano do Brasil(ICB), Paulo Cigano, em Sobral os dados são os seguintes: Em Sobral – 77 famílias, na comunidade Cigana da Fazenda Joelma, 13 famílias e na comunidade de Jaibaras – 18 famílias –totalizando 108 famílias;
Nossos sinceros parabéns à todos dessa comunidade maravilhosa. Tenho prazer de ter vários amigos ciganos, todos pessoas honradas e muito bacanas.
Por Sobral Agora.