19
2024
SOBRAL – FÉ – Paróquia de Santa Luzia realiza a noite da Vigília de Pentecostes. Veja mais detalhes…
VIGÍLIA DE PENTECOSTES – Uma noite de muita fé.
A Paróquia de Santa Luzia, no bairro Renato Parente, tendo a frente o vigário Padre Airton Liberato, realizou a Vigília de Pentecostes, com a presença de muitos fieis. O evento religioso aconteceu dentro da Igreja Matriz de Santa Luzia, que já com a sua obra estrutural já concluída.
Muito louvor, momentos de reflexão e testemunhos marcaram esse momento que finaliza também, o Seminário no Espirito Santo que a Paróquia estava realizando todas as terças -feira na Igreja de Santa Luzia. A vigília teve inicio as 19:30hs do sábado(18) e finalizou na manhã deste domingo(19) com a Santa Missa e um super café da manhã compartilhado, num momento de confraternização maravilhoso.
A HISTÓRIA NA FÉ…
No Sábado, dia 18 de maio de 2024 celebramos a Vigília de Pentecostes como acontece sempre antes das solenidades mais importantes do ano, a Igreja celebra ao final da tarde ou na noite anterior a Vigília. Como, por exemplo, a Vigília da Páscoa, do Natal, de Pentecostes e outras. A Vigília da Páscoa, que é a Mãe de todas as Vigílias, é a mais importante do ano, quando renovamos as promessas do batismo.
A Vigília de Pentecostes também tem um grau de importância, pois acontece na noite que antecede celebração da vinda do Espírito Santo. É uma forma de todos os fiéis prepararem bem o coração e a vida para acolher o Espírito Santo. Cada batizado e batizada já recebeu o sinal “indelével” do Espírito Santo no batismo, confirmado na crisma, e, na celebração de Pentecostes reafirmamos a presença desse Espírito Santo em nós. O Espírito nos faz testemunhas de Cristo e nos prepara para a missão.
Durante a Vigília de Pentecostes, podemos pedir que o Espírito Santo venha sobre nós com todos os seus dons. A Solenidade de Pentecostes do mesmo modo que algumas outras festas do catolicismo tem sua origem no judaísmo, na festa das tendas ou das luzes que os judeus celebram até hoje, justamente cinquenta dias após a Páscoa. Portanto, na solenidade de Pentecostes contemplamos a plenitude da luz de Deus sobre nós por meio do Espírito Santo. O número cinquenta representa a perfeição e a totalidade do amor de Deus por nós.
Ao longo da solenidade de Pentecostes tanto na Vigília como no dia, peçamos que luz de Deus venha sobre nós e que, ao acolher essa luz, possamos transmiti-la aos demais irmãos. Do mesmo modo quando Jesus ressuscitado aparecia aos apóstolos, Ele desejava a paz, eles deveriam acolher essa paz e transmitir aos outros. Com a celebração de Pentecostes, celebramos plenitude da luz do Espírito Santo sobre nós.
Por Sobral Agora
Fotos: Bené Fernandes/Sobral Agora.