1
2024
BRASIL – SAFADEZA!! Tim, Vivo e Claro sabiam de ataque da Abin, mas não notificaram Anatel
As operadoras de telefonia Tim, Vivo e Claro sabiam que suas redes estavam sendo invadidas por parte do software First Mile, contratado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e por outras entidades públicas, no entanto, não mantiveram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ciente da situação.
A necessidade de comunicação em casos desse gênero consta em regimento do setor e é obrigatória.
Em nota encaminhada ao jornal Folha de S. Paulo, a Anatel afirmou que as três operadoras “não notificaram a agência sobre ataques ou tentativas de invasão por meio do software First Mile”, o que pode resultar em punição administrativa. Procuradas, Tim, Vivo e Claro não responderam.
A Anatel disse que, apesar de as operadoras não terem informado, identificou-se que as medidas de proteção para evitar acessos indevidos haviam sido tomadas num passado recente.
A agência informou que instaurou investigações internas e, entre outras coisas, apura se as empresas “tinham conhecimento das vulnerabilidades sendo exploradas”.
O uso do software espião e a produção de relatórios de inteligência sobre os desafetos políticos da família Bolsonaro na gestão de Alexandre Ramagem, hoje deputado federal.
Os agentes afirmam que oficiais da Abin e policiais federais lotados na agência monitoraram os passos de adversários políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criaram relatórios de informações “por meio de ações clandestinas” sem “qualquer controle judicial ou do Ministério Público”.
Recentemente, a Polícia Federal realizou operações para esclarecer a atuação da chamada “Abin Paralela” do governo Bolsonaro na gestão de Ramagem.
Fonte: O POVO