30
2023
BRASIL – JÁ NA TELINHA: “Mamonas Assassinas, o Filme” nos cinemas.
Filmado em Guarulhos, SP, o berço dos Mamonas Assassinas, o filme se inspira em biografias musicais de sucesso e se destaca pelo cuidado minucioso com mais de 1.000 peças de figurino.
A história da banda de Guarulhos que fez um sucesso meteórico nos anos 90 chega, finalmente, já está nas telas dos cinemas brasileiros, a partir desta quinta-feira (28). Dirigida por Edson Spinello e produzido pela Total Entertainment, com distribuição da Imagem Filmes, promete emocionar e divertir o público ao reviver os clássicos Pelados em Santos, Vira-Vira, Robocob Gay e outros sucessos.
O longa-metragem narra a história de cinco jovens, Dinho (Ruy Brissac), Júlio (Robson Lima), Bento (Alberto Hinoto), Sérgio (Rhener Freitas) e Samuel (Adriano Tunes) que, juntos, formaram um dos grupos mais inesperados e inicialmente desacreditados pelo grande público, os Mamonas Assassinas. A ficção baseada em fatos não focará na tragédia que tirou a vida dos integrantes, mas sim nos desafios dos amigos de Guarulhos que se tornaram os queridos do público. O acidente aéreo que marcou a memórias dos fãs fica para o final nada feliz.
Os Mamonas Assassinos morreram no dia 2 de março de 1996, após o jatinho em que voltavam de show em Brasília bater na Serra da Cantareira, em São Paulo. O acidente matou dois tripulantes e sete passageiros, todos integrantes ou assistentes do Mamonas Assassinas.
Um dos pontos altos do filme é a caracterização dos personagens. Ruy Brissac, por exemplo, carrega para além de uma semelhança impressionante com Dinho, a presença de palco e o bom humor do cantor. “E cada vez que eu estudo mais o personagem, mais eu me identifico. Sempre me falaram que eu parecia o Dinho e outras pessoas como o Patrick Swayze, o Paulo Ricardo”, diz o interprete de Dinho.
O roteiro, assinado por Carlos Lombardi (conhecido por obras como “Quatro por Quatro”, “Quinto dos Infernos”), adiciona uma camada extra de profundidade à narrativa. Ruy Brissac brilha no papel de Dinho e o quinteto conta ainda com Beto Hinoto, interpretando seu tio Bento, guitarrista da banda; Rhener Freitas como o baterista Sérgio Reoli; Adriano Tunes no papel do baixista Samuel Reoli; e Robson Lima interpretando Júlio Rasec, responsável por teclado, percussão e vocais, na banda. Com um olhar autêntico, o longa utiliza figurinos originais e recria fielmente os cenários, refletindo o esforço e a dedicação dos membros da banda. E a Brasília amarela também é retratada no filme.
Os Mamonas Assassinas queriam ser uma banda de rock progressivo e se transformaram no grupo irreverente e excêntrico que até hoje é um expoente da cultura pop no Brasil. Seu primeiro e único disco, vendeu mais de três milhões de cópias em sete meses. Após 27 anos da trágica morte dos cinco integrantes da banda, o grupo ainda vive forte na memória de muitos brasileiros.
Sinopse
Estamos em Guarulhos na década de 90. Dinho, Sérgio, Samuel, Julio e Bento são garotos típicos da época com pouco dinheiro e muitos sonhos. Eles nem imaginam que o humor debochado e inteligente, tão característico do grupo de amigos, irá mudar suas vidas para sempre. De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, em pouco tempo, eles se tornaram o maior fenômeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas.
Por Fernanda Leite
Fonte: O Estado CE.