17
2013
POLÊMICA! Câmara Municipal de Sobral aprova “uso legal de Armas” pela Guarda Municipal.
Perguntado pelo BLOG se isso não causaria uma confusão de poderes, onde a Guarda Municipal assumiria o lugar da PM, se contraponto ao que Diz a Constituição, que é dever do Estado da dar Segurança Pública ao seu povo, Gegê Romão foi taxativo em afirmar, que a Guarda Municipal serviria de auxiliar para o trabalho da Policia Civil e Militar.
Caso seja aprovado e sancionado pelo Prefeito Veveu(PT), os Guardas Municipais poderão, em situações de flagrante delito, dar voz de prisão e conduzir meliantes à Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
VEJA A ANÁLISE DO QUE FALA A LEI…
Análise sobre o Estatuto do Desarmamento em relação às Guardas Municipais, após a revogação do art. 45 do Decreto nº 5.123/04, com a entrada em vigor do Decreto nº 5.871, de 10 de agosto de 2006.
Por Claudio Frederico de Carvalho
Com a nova legislação em vigor, tratando sobre o Estatuto do Desarmamento e legislações posteriores, é mister que as instituições policiais venham a se adequar aos preceitos legais. Desta forma, as Guardas Municipais, para que continuem atuando dentro da esfera da legalidade, impreterivelmente, terão que se afeiçoar ao estatuído pela Lei Federal n.º 10.826/03, Decreto Federal n.º 5.123/04.
Seguindo esta temática, convém ressaltar que a formação funcional dos integrantes das Guardas Municipais terá que ser realizada em estabelecimento de ensino de atividade policial, autorizada pelo Ministério da Justiça.
Ainda, outro item de suma importância, trata dos tipos de porte de arma, conforme a quantidade populacional do município.
Deste modo, considerando as suas peculiaridades, existem dois tipos de porte de arma para as Guardas Municipais: a particular (pessoa física) e a funcional (pessoa jurídica). Vejamos:
– Para as capitais dos Estados e os municípios com mais de 500.000 habitantes, independente de ser uma grande metrópole ou município da Região Metropolitana, os integrantes da Guarda Municipal passaram a ter direito aos portes de arma pessoal (particular) e institucional (funcional), sendo que para o último, independente de estar ou não em serviço;
– Para os municípios com mais de 50.000 e menos de 500.000 habitantes, os integrantes da Guarda Municipal, passaram a ter direito aos portes de arma pessoal (particular) e institucional (funcional), sendo que este último, somente em serviço;
– Para os municípios que integram a Região Metropolitana, desde que não tenham uma população acima de 500.000 habitantes (já mencionado anteriormente), cabe aos seus integrantes o direito aos portes de arma pessoal (particular) e institucional (funcional), sendo que este último, também somente em serviço, conforme nova redação dada pela Lei n.º 10.867/04, acrescentando o § 6º, no art. 6º da Lei n.º 10.826/03.
O que merece um cuidado especial diz respeito às armas da própria corporação, que poderão ou não obter autorização para aquisição, bem como a liberação destas armas aos seus integrantes, podendo ser exclusivamente durante o turno de serviço ou sem restrição quanto ao porte das mesmas.
Cabe lembrar, que caso as Guardas Municipais venham efetivamente a exercer o seu direito do porte de arma, faz-se antes necessário preencher os requisitos, tais como, a criação de uma Ouvidoria e de uma Corregedoria.
(texto extraído do site: http://www.direitonet.com.br)
Postado por: Sobral Agora.
Para os municípios com mais de 50.000 e menos de 500.000 habitantes, os integrantes da Guarda Municipal, passaram a ter direito aos portes de arma pessoal (particular) e institucional (funcional), sendo que este último, somente em serviço;
ressalto que é só em serviço, fora dele não!
Retifique a informação por favor!
TÁ MAIS QUE CERTO !!!!! USOU FARDA ,TRABALHO NA SEGURANÇA PUBLICA DEVERIA TER DIREITO LIQUIDO E CERTO EM USO DE ARMA DE FOGO!!!!
Quero parabenizar o Vereador Gegê Romão pela atitude tomada e que deveria ser seguida pelos demais municípios do estado, a questão da segurança pública em nosso estado vai de mal a pior, sendo tudo que venha pra somar positivamente é de grande valia, se o governo estadual não tem condições de prover uma segurança pública de qualidade por quaisquer motivos, nada mais justo e necessário a se verificar pelo atual quadro de ”insegurança” vivido pela nossa sociedade cearense, que os municípios com condições venham a ajudar o governo estadual, parabéns ao vereador e ao povo de sobral que esta sendo muito bem representado.
Sou policial militar Diretor da Associação dos Profissionais de Segurança Pública e fico a disposição para qualquer ajuda ou comentários.
segurança Publica dever do estado DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS, a população quando em iminente perigo de vida ou morte, não quer saber quem vai lhes socorrer se PM, CIVL ou GCM, e o maior bem tutelado é a vida Humana, treinamento é uma questão de vontade politica, logico o treinamento para as GCMS tem que haver como é também cobrado da PM ou qualquer Instituição.
Excelente atitude, estão de parabéns os vereadores que mostraram compromisso com seus munícipes, ja está mais que na hora dos municípios assumirem sua parcela de responsabilidade na segurança publica.
Excelente atitude, estão de parabéns os vereadores que mostraram compromisso com seus munícipes, ja está mais que na hora dos municípios assumirem sua parcela de responsabilidade na segurança publica. As Guardas Municipais estão no Art. 144 da CF.
O prefeito vai entrar para a historia depois que sancionar esta lei a a sociedade vai ser a maior beneficiada nisso tudo.
Esse é o caminho senhores.
Vejam essa materia: http://guardasmunicipaisnoticias.blogspot.com.br/2013/04/omissao-da-prefeitura-na-seguranca.html
sou gcm josmar de aparecida de goiania nos somos 500 guardas e temos a felicidade de ter porte de arma e nao foi facil porem muita luta. agora e o plano de carreira a vitoria.