2
2023
SOBRAL – A Escolha para o Conselho Tutelar de Sobral, virou “bagunça”. Veja porque…
O Processo de eleição do Conselho Tutelar de Sobral está cada vez mais complicado, porque não dizer vergonhoso. Vejam o porque dessa afirmação.
Pelo menos 35 candidatos se inscreveram para a disputa nessa “escolha” para uma vaga entre os 10 Conselheiros Tutelares do município de Sobral(São dois Conselhos Tutelar).
De acordo com o Edital emitido, com a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob a vigilância do Ministério Público Eleitoral, no primeiro momento, os candidatos apresentaram documentações comprobatórias de serviços prestados na área de infância e adolescência, bem como de bons antecedentes, todos foram indicados por Entidades que têm trabalho com crianças e adolescentes devidamente “Cadastrados no CMDCA”.
Na etapa seguinte, vem a história da “prova escrita”. Uma PROVA de conhecimentos técnicos e principalmente sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. E a aqui que começa a confusão. Dos 35 inscritos, apenas duas pessoas concorrentes conseguiram tirar a NOTA MÍNIMA, ou seja, 7. Passaram a Carlyane com 7,1 e Eva Arruda com 7,2.
O CMDCA decide fazer uma prova de “Recuperação”. Nesta prova realizada com o restante dos concorrentes, apenas 5 pessoas conseguem passar: Daniele Lima 8,3; Dav i 7,0; Fco. Helder 8,0; Marcos Roney 7,5 e Wagner 7,0. O numero de 7 aprovados não daria para completar nem os “titulares” dos dois Conselhos, que precisam de 10 integrantes.
O CMDCA decide, com critérios diferenciados, resolver no TAPETÃO. E nessa etapa da prova, apenas 7 pessoas conseguem atingir a nota mínima desejada conforme o Edital. Com 14 pessoas aprovadas, já daria para realizar o “pleito eleitoral” que deve ocorrer no dia 1º de outubro próximo.
A PROVA SUPLEMENTAR.
E aí vem a “surpresinha”. O CMDCA divulgou neste semana, que nesta quinta feira, 3 de agosto, será realizado uma “PROVA SUPLEMENTAR.” Fiquei sem entender.
Várias pessoas que estão acompanhando esse processo de escolha para o CT, estão desconfiadas. “Prova suplementar”, para beneficiar quem? Quem dos “protegidos” não passou ainda na prova? São apenas desconfianças, porque até a data de hoje, nunca se viu uma escolha para o Conselho Tutelar tão bagunçada. Acredita-se que está havendo “interferência política” o que se comprovado tal teoria, é uma VERGONHA.
O que está acontecendo pode até está na LEI, mas é imoral. Nunca na história das escolhas do CT em épocas anteriores, tivemos uma BAGUNÇADA dessa. O CMDCA sempre soube se impor e resolver sua situação, sem interferência externa. Não custa lembrar, que a frente desse importante Conselho da Criança e do Adolescente, esteve uma MULHER que a vida toda dedicou-se ao trabalho com jovens e adolescente, chamada MARIA JOSÉ FERREIRA GOMES, que diga os moradores do bairro Dom José e Sumaré. A lista é grande de pessoas comprometidas e sérias que tiveram no comando desse importante Conselho.
Não estamos acusando ninguém, só LAMENTAMOS POR TUDO QUE ESTÁ OCORRENDO.
VEJA O QUE DIZ O INSTITUTO QUE ORGANIZA A ELEIÇÃO…
Fonte: Sobral Agora