14
2023
CEARÁ – Começa neste sábado mais uma edição do Campeonato Cearense de Futebol. Confira a tabela de jogos.
Para esta temporada, a Federação Cearense de Futebol (FCF) alterou a fórmula de disputa do estadual. Além disso, a disposição de vagas para a Copa do Brasil sofreu alterações.
Campeonato Cearense 2023: Fórmula de disputa
Diferente das últimas cinco temporadas, o “Manjadinho” conta com a presença de Ceará e Fortaleza desde o começo da competição e, por isso, tem todos os dez participantes já na primeira fase. Além de Vovô e Leão, os integrantes do estadual de 2023 são: Iguatu, Barbalha, Caucaia, FC Atlético, Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Maracanã e Pacajus.
Os clubes estão divididos em dois grupos (A e B) com cinco integrantes cada. Vale destacar que os confrontos desta primeira fase são formados por equipes de chaves diferentes. Para servir de exemplo, o Fortaleza, que pertence ao grupo B, estreará contra o Iguatu, do grupo A.
As chaves estão divididas da seguinte forma: Ceará, Atlético-CE, Barbalha, Caucaia e Iguatu estão no grupo A; Fortaleza, Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Maracanã e Pacajus pertencem ao B.
Após o fim da fase inicial, os primeiros colocados de cada grupo garantem vaga na semifinal da competição, enquanto os 2º e 3º lugares partem para as quartas de final.
No “mata-mata”, os confrontos são formados por equipes da mesma chave, com exceção da final. Os duelos na etapa eliminatória serão disputados no formato de ida e volta. Não haverá vantagem de empate, fazendo necessária uma disputa de pênaltis em caso de igualdade no saldo de gols.
Os clubes que terminarem a primeira fase nas posições 4 e 5 de cada grupo irão disputar um quadrangular de rebaixamento. A pontuação será zerada, e as duas piores equipes desta fase irão disputar a Série B do Campeonato Cearense em 2024.
Outra novidade implementada pela FCF para o estadual de 2023 é a presença da Taça Pedro Basílio. O prêmio simbólico será entregue ao clube de melhor campanha, entre os dois grupos, na primeira fase da competição. Além disso, haverá o título de “Campeão do Interior” para o clube, que não seja sediado na capital cearense, mais bem colocado.
Fonte: O POVO