9
2022
BRASIL – VÍDEO: Janones faz “Datapovo” com Lula e multidão nas ruas de Belo Horizonte.
Neste domingo (9), o deputado federal André Janones (Avante) publicou um vídeo da passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Belo Horizonte, em Minas Gerais, e disse que estava entregando o ‘Datapovo’ que tanto pediam, se referindo ao termo utilizado de forma irônica pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, que criticam as pesquisas de institutos como Datafolha.
Janones publicou um vídeo da multidão que se reuniu na caminhada da Praça da Liberdade até a Praça Tiradentes, na Região Centro-Sul da capital mineira, e disparou: “Pessoal, tão pedindo pro Lula ir pra rua, pediram Datapovo, tá aí o Datapovo que vocês queriam. O recado é claro. Collor não vai voltar, o tempo de Bolsonaro já foi, agora é Lula pro Brasil voltar a ser feliz. Minas Gerais é Lula, Minas Gerais é 13.”
Durante campanha eleitoral em BH, Lula falou sobre o apoio do governador Romeu Zema (Novo) a Bolsonaro no segundo turno. “O governador Romeu Zema tem liberdade de apoiar quem ele quiser. Ele só não pode pensar que o povo é gado pra ser tratado como rebanho”, pontuou.
“O povo pode medir quaisquer quatro anos meus com quatro anos de Bolsonaro. Belo Horizonte pode medir quatro anos meus com quaisquer quatro anos de Bolsonaro, que se o governador souber 10% do que nós fizemos em Minas Gerais, ele terá um problema de remorso ao não me apoiar. Agora, ele é livre. Ele é livre e eu vim aqui tentar convencer o povo mineiro de que a gente pode fazer mais por Minas Gerais”, acrescentou o ex-presidente.
O cantor compositor Chico Buarque também esteve presente e discursou ao lado de Lula. “Vim dar um abraço no nosso presidente Lula, demonstrar minha profunda gratidão a ele, que vai nos tirar desse buraco”, disse. O artista foi bastante aplaudido pela multidão presente no ato.
Durante a passagem por Belo Horizonte, Lula também prometeu cobrir todo o território nacional com internet. “Esse país terá definitivamente internet nos 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Não me pergunte quanto vai custar. A pergunta é quanto custará não fazer. Então nós vamos fazer”, afirmou.
O petista, que no primeiro turno venceu a disputa contra o candidato à reeleição no estado mineiro, com 48,29% a 43,60%, ainda teceu críticas ao atual presidente. “Esta é uma campanha com mais ranhura, com um adversário tinhoso, campeão mundial de fake news e que não tem compromisso com a verdade. Desafio qualquer um a me dizer qual obra o governo Bolsonaro fez em Belo Horizonte”, cravou ele.
Confira a repercussão da passagem de Lula por Belo Horizonte: