1
2022
BRASIL – Datafolha: Lula oscila para baixo, mas segue com estabilidade na liderança, com 45%; Bolsonaro tem 32%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, contratada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou dois pontos percentuais para baixo, dentro da margem de erro, e agora aparece com 45% na liderança da disputa presidencial, contra 32% do segundo colocado, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de dois pontos.
O levantamento anterior do Datafolha, feito há duas semanas, mostrava Lula com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro marcava os mesmos 32% que tem hoje.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9% das intenções de voto. O candidato marcava 7% no início oficial das campanhas eleitorais. Na sequência da disputa está Simone Tebet (MDB), com 5%, três pontos a mais do que no levantamento anterior, quando tinha 2%. Tebet foi a única candidata a subir acima da margem de erro, e está tecnicamente empatada com Ciro.
Soraya Thronicke (União), Pablo Marçal (PROS) — que teve sua candidatura retirada pelo partido, mas ainda constava no questionário do Datafolha — e Felipe D’Ávila (Novo) aparecem com 1%. Outros candidatos não chegaram a 1%. Brancos e nulos somam agora 4%. Eram 6% há duas semanas. Foram 2% os que disseram não saber ou não responderam.
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro hoje, o petista aparece com 53%, contra 38% do atual presidente. Nesse cenário, brancos e nulos são 8%. Há duas semanas o placar para essa disputa era de 54% para Lula contra 37% de Bolsonaro. Votos em branco e nulo somavam 8%.
O Datafolha ouviu 5.734 eleitores de todas as regiões do país entre 30 de agosto e 1° de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00433/2022.
Fonte: O Globo.