24
2022
BRASIL – DATAFOLHA: Vantagem de Lula é maior no Nordeste e entre mais pobres.
A divisão dos números da nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23), por região do Brasil e faixa de renda mostra que Lula continua superando Jair Bolsonaro (fotos) por larga vantagem no Nordeste e entre os eleitores mais pobres.
No Nordeste, o ex-presidente bate o atual presidente, do PL, por 58% a 19%. Entre o eleitorado que ganha até dois salários mínimos, pouco mais da metade da amostra populacional do instituto, Lula ganha por 56% a 22%. O petista também está na frente entre os mais jovens (54% a 24%) e os menos escolarizados (56% a 22%).
Bolsonaro, por sua vez, se sai melhor entre os evangélicos (40% contra 35% de Lula, vantagem fora da margem de erro) O presidente soma ainda 44% no segmento de renda mensal entre 5 a 10 salários mínimos e 47% entre os que ganham mais de 10 mínimos. Entre os empresários, Bolsonaro tem 43% dos votos.
“O presidente também mantém uma fortaleza no Centro-Oeste, região com 7% da população onde tem 40% de intenções de voto. No populoso Sudeste, lar de 42% dos brasileiros, Lula tem 43% e Bolsonaro, 29%”, escreve a Folha.
REJEIÇÃO…
Presidente segue com a maior rejeição entre os candidatos ao Planalto; números dele e do petista se mantiveram estáveis em relação à pesquisa anterior.
55% afirmam não votam de jeito nenhum em Bolsonaro(PL), e 35% rejeitam Lula(PT).
Dos principais candidatos, o único que experimentou alta na rejeição —fora da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais— foi Ciro Gomes: 24% dos entrevistados neste mês disseram não votar de jeito nenhum no pedetista, ante 19% em maio.
O Datafolha ouviu 2.556 pessoas, com 16 anos ou mais, em 181 municípios brasileiros nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro máxima é de dois pontos, para mais ou para menos.
Fonte: Poder 360.