27
2020
CEARÁ – Agentes do Detran-CE protestam em frente ao órgão e reivindicam pagamento de gratificação.
Agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 27, para reivindicar a implantação da gratificação do risco de vida. Os agentes alegam que a turma do último concurso para o órgão, realizado em 2017, já está perto de completar dois anos de serviço e ainda não receberam o benefício. O valor equivale à 30% do salário dos agentes e, segundo os trabalhadores, é necessário pelo perigo que o trabalho no Detran pode oferecer. Órgão nega as denúncias e afirma que existe um processo administrativo para concessão do benefício.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), atualmente cerca de 250 servidores estão sem receber o bônus. O valor estava expresso no edital do concurso. Nesta sexta, pelo menos 50 agentes protestam na sede do Detran da Maraponga, em Fortaleza, em frente ao órgão, de acordo com o Sindicato. Medidas sanitárias devido ao coronavírus estão sendo respeitadas e os trabalhadores estão utilizando máscara e mantendo distanciamento social.
“É um protesto desesperado”, definiu a coordenadora do sindicato, Eliane Uchôa. Ela ressaltou que o foco da manifestação é o pagamento do risco de vida, indispensável para os agentes de trânsito. “Não está sendo pago. Já está com um ano e nove meses. Todos os dias os trabalhadores estão fiscalizando, com sobrecarga na pandemia, com tarefas a mais. Nós já tentamos conversar. É um descaso, desvalorização e falta de reconhecimento do trabalho dos agentes”, desabafa Uchôa.
Fonte: O POVO.