17
2020
SOBRAL – Confira a real situação do Coronavírus em vários municípios da Região Norte. E veja como está letalidade do vírus.
Levamento feito pelo site Sobral Agora, com base nos Boletins Epidemiológicos emitidos pelas maioria das Prefeituras da Região Norte do Ceará, confira com está atual situação do Coronavírus nestes municípios. Ressaltar que poucos têm conseguido realizar testes para o Covid 19, o que poderá falsear uma realidade preocupante. Infelizmente, muitos municípios sequer publicam informações sobre a situação real da pandemia na sede e distritos.
AS DIFERENÇAS…
O levantamento feito pelo nosso site, levou em conta casos confirmados, casos investigados (suspeitos), descartados e óbitos. Para se medir a “letalidade desse vírus,” que é a proporção entre o número de mortes por uma doença, você pega o número de óbitos, multiplica por 100 e divide pelo número de casos confirmados. Feito isso, observa-se que entre os municípios, as medidas adotadas por alguns cidades, a exemplo de Sobral, fazem uma diferença enorme. Veja este exemplo: O município de Sobral(CE) com uma população estimada em mais de 209 mil habitantes, apresenta-se com 888 casos confirmados e com 26 óbitos, sendo a letalidade do vírus de 2,92%. Já o município de Itapipoca(CE), com população de 129.358 habitantes, apresenta 448 casos confirmados, porém com 28 mortes por conta do Covid-19. Nessa situação, a cidade de Itapipoca tem um índice de letalidade de 6,25%, ou seja, o “relaxamento social e a desobediência” as normas implantadas podem custar muito caro á população. No município de Acaraú(CE), um dos maiores do baixo Acaraú, com uma população estimada em 62.641 pessoas, tem atualmente 314 casos confirmados e 12 óbitos. Nota-se que a letalidade do vírus no Acaraú chega a 3,8%, o que deixa o município em alerta.
O “isolamento social” apesar das críticas feitas, tem sido um santo remédio em alguns municípios. Veja abaixo a situação do coronavírus em vários municípios da região norte do Ceará, com base nos Boletins Epidemiológicos emitidos em 16 de maio de 2020.
Fonte: Sobral Agora.