13
2020
SOBRAL – BOA: Torcida Força Jovem Guarany protesta contra “muro caído” do Estádio do junco, que completou um ano.
A Prefeitura de Sobral, especificamente a Secretária de Esporte (Secretário Igor Bezerra), precisa valorizar mais um dos maiores equipamentos públicos da nossa cidade, o Estádio do Junco, que está totalmente abandonado.
Além da sujeira que toma conta das arquibancadas, o placar eletrônico não funciona mais, o mato já toma conta de boa parte da arquibancada conhecida por “geral”, onde fica a maior torcida organizada do interior do Ceará, a Força Jovem. E o muro lateral ainda não foi reconstruído, após sua queda, sendo colocado apenas madeiras para tampar o local.
HISTÓRIA.
A capacidade do estádio do Junco é de 10.000 pessoas. Foi inaugurado em 1969 na gestão do então prefeito Jerônimo Medeiros Prado que atribuiu ao estádio o nome de um ex-governador do estado, Plácido Aderaldo Castelo. A partida inaugural aconteceu entre Guarany de Sobral e América, da cidade de Fortaleza.
A iluminação do estádio foi inaugurada poucos anos depois, ordenado pelo presidente da associação esportes de Sobral: Lewan Albuquerque Lustosa. E na gestão do prefeito José Parente Prado, entre 1973 e 1977. Em 1999, na gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes, recebeu sua, até então, maior reforma. Neste ano o estádio do Junco ganhou o primeiro carro-maca do estado do Ceará e uma placa eletrônica de substituição, uma das primeiras do estado, além de ter todo o seu gramado trocado.
No ano de 2000 o estádio sedia a primeira final de Campeonato Cearense fora da capital, a partida foi um Clássico-Rei, com o Fortaleza se sagrando o campeão estadual de 2000.
Em 2011 o Juncão passou a ser um dos estádios mais modernos do estado, recebendo cadeiras e um placar eletrônico do estádio Castelão, em Fortaleza, que entrou em reforma visando à Copa do Mundo de 2014. Além destes aparelhos, também vieram do Castelão catracas eletrônicas. Também foram construídos um vestiário para arbitragem feminina e sala de imprensa. Já o vestiário da arbitragem recebeu climatização.
PROTESTOS
Por conta dos desmandos por parte da Secretaria de Esportes, a Torcida organizada Força Jovem Guarany (FJG) resolveu fazer um protesto diferente, “comemorando” o aniversário de 1 ano do “muro caído” do Estádio do Junco, com direito a bolo e velas e tudo mais.
Esse muro caiu durante uma forte chuva ocorrida no ano passado, no domingo, onde naquela tarde aconteceria a partida entre Guarany x Ferroviário. A partida foi adiada devido as fortes chuvas que caíram naquela tarde.
Fonte: Sobral Agora.