18
2019
SOBRAL – Sobral recebe o II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site da FEMICE.
A cidade de Sobral receberá nos dias 21 e 22 de novembro o II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas, que ocorrerá no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente.
O evento é uma realização da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (FEMICE), que nesta edição vai discutir “As Políticas Públicas na Filantropia e seus Reflexos”.
A palestra de abertura será ministrada pelo secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto. Na ocasião, haverá uma apresentação sobre a Nova Política de Saúde do governo estadual, além de uma conversa com administradores hospitalares, gerente e advogados da área da saúde sobre a importância de uma gestão focada na eficiência e transparência.
Para o presidente da FEMICE, Marcos Granemann, o Congresso é uma oportunidade de aprimoramento científico e de prospecção. “Precisamos alinhar as estratégias de gestão das entidades, apresentar modelos de qualidade sustentável, além de prospectar empresas da área para o mercado local e trazer discussão de políticas públicas dos governos estadual e federal”, reforça Granemann.
Público-alvo
Profissionais que atuam na área da saúde, representantes de hospitais públicos e privados, santas casas, hospitais beneficentes, conselhos estaduais da saúde, órgãos públicos e secretarias municipais da saúde, devem participar do II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas, que contará com aproximadamente 350 participantes.
Atendimento filantrópico no CE
Os Hospitais e Entidades Filantrópicas e Santas Casas são responsáveis por mais de 50% procedimentos de média e alta complexidade no Estado do Ceará. Somente em 2019, as 47 Santas Casas cearenses realizaram 51.588 procedimentos cirúrgicos das mais variadas especialidades, tais como, obstetrícia, pediátrica, cardiológica, neurológica, trauma/ortopédica, entre outras. O total de atendimentos atingiu 454.292.
No ano passado, o número de partos chegou a 19.013, índice superior aos 13.121 registrados em 2017. As unidades atualmente contam com 4.134 colaboradores (CLT), 537 prestadores de serviço e 686 médicos.
Fonte: Assessoria de Comunicaçã/FEMICE.