20
2019
CEARÁ – Conselho de Ética da AL abre processo contra André Fernandes(PSL) por quebra de decoro parlamentar. Veja a nossa opinião sobre o caso.
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará decidiu, na noite desta terça-feira (20), abrir processo de investigação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado estadual André Fernandes (PSL).
O deputado chegou a formalizar denúncia no Ministério Público Estadual (MPCE) contra o colega Nezinho Farias (PDT), em junho deste ano, sob a acusação de suposto envolvimento com facção criminosa. Por “fragilidade” das acusações, o MP arquivou a denúncia.
Em meio às acusações, PDT e PSDB protocolaram duas representações no Conselho pedindo punição contra Fernandes por quebra de decoro. O deputado chegou a pedir desculpas públicas a Nezinho. A expectativa, no entanto, é que o arrependimento seja levado em consideração em possível punição ao parlamentar.
Comentando a decisão do colegiado, Fernandes disse que já “sabia” da admissão das representações das duas legendas. Mais uma vez, diante da reunião do Conselho, ele pediu desculpas pelas acusações e disse que terá mais cautela na Assembleia.
O julgamento
O ouvidor do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Romeu Aldigueri (PDT), disse que o colegiado deve levar em consideração o arrependimento do deputado.
“A postura do André deve ser levada em consideração. Hoje, mais uma vez, ele pediu desculpas e disse que vai ter mais cautela antes de fazer qualquer outra acusação contra outro parlamentar”.
Um sub-conselho foi criado e terá até 60 dias para apresentar o relatório com a indicação de punição ou absolvição para o Conselho de Ética, que delibera na sequência acatando ou rejeitando o material elaborado pelos parlamentares. (Informações: Diário do Nordeste)
DO BLOG SOBRAL AGORA
Três “coisinhas” pesam nessa balança:
A primeira, André declarou guerra contra o atual senador Cid Gomes(PDT), com várias cenas publicas de provocações. A segunda, André Fernandes declarou que desejar disputar a prefeitura de Fortaleza pelo PSL, já teria inclusive, ido conversar com o presidente Bolsonaro sobre o assunto. E a terceira, André trava uma guerra interna com Heitor Freire(PSL), com sérias acusações de ambos os lados.
Portanto, tá difícil o “menino prodígio”, safar-se dessa “onda”. E vejam, que aqui o caso é bem diferente do que aconteceu em Sobral. André não enganou ninguém, não cometeu crime de estelionato, apenas fez uma “acusação de forma pessoal” contra um colega de parlamento (Dep. Nezinho Farias – PDT), acusando-o de envolvimento com Facções criminosas, mas não conseguiu provar suas denuncias.
Chegou a pedir desculpas ao colega, mas parece-me que não valeu nada. E nesse caso, nem as redes sociais salvam. Vamos aguardar o desenrolar dessa novela, onde tudo pode acontecer, inclusive nada.
Por Bené Fernandes – Radialista e Blogueiro/Sobral Agora.