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2019
CEARÁ – PARABÉNS: Hemoce do Ceará mantém certificação da ISO 9001.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, HEMOCE, da rede pública do Governo do Ceará, recebeu entre os dias 27 a 30 de maio a auditoria de manutenção da ISO 9001 para o Hemocentro de Fortaleza e Hemocentros Regionais de Sobral e Crato. Na auditoria foi confirmado que as unidades mantém a certificação alcançada em 2018 cumprindo os critérios de qualidade e segurança dos serviços.
As unidades foram visitadas pelo auditor Eduardo Tortorette, da empresa QMS Certification Services, organização de origem australiana com atuação global que atesta a qualidade no padrão ISO. Na manutenção foram avaliados, setores do ciclo do sangue como triagem, pré-triagem, coleta, armazenamento, processamento, imuno-hematologia, captação de doadores, ambulatório de transfusão, laboratórios e áreas de apoio. Durante a avaliação é verificado se as áreas auditadas mantém os critérios de qualidade e segurança em padrões internacionais. Em todas as áreas o Hemoce obteve êxito em seus processos e não apresentou nenhuma não-conformidade.
A manutenção da ISO acontece anualmente e demonstra que todas as etapas dos processos permanecem sob controle e atesta o comprometimento da instituição com a qualidade e segurança dos serviços.
Certificação
O Hemoce é certificado pela norma ISO 9001, versão 2008 no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Em 2016, o escopo (áreas para análises) foi ampliado e agora abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza. Em 2018, com a nova atualização da ISO 9001:2015, o Hemocentro de Fortaleza renovou a certificação e conquistou a certificação dos Hemocentros Regionais de Sobral e Crato. A certificação da norma ISO é conferida a instituições no mundo todo que se destacam pela excelência de seus processos e serviços, após análises de resultados e auditorias que indicam se os critérios da Norma Internacional foram atendidos.
Norma ISO:
A ISO é uma entidade de padronização e normatização que foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, para manter a qualidade permanente de produtos e serviços através de um conjunto de ações preventivas. O nome ISO vem da sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).
A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total.
Fonte: Assessoria de Comunicação.