4
2025
CEARÁ – Ministério Público comunica que criminosos do Comando Vermelho no Rio de Janeiro interferiram nas eleições em Santa Quitéria em 2024
Na manhã dessa terça-feira (3), em coletiva de imprensa realizada em Fortaleza, o Ministério Público do Ceará anunciou que além de ordenar diversos crimes no Ceará, os chefes cearenses do Comando Vermelho (CV) escondidos na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, também interferiram na Eleição Municipal de Santa Quitéria, em 2024.
Como funcionou o crime
De acordo com o Ministério Público, a organização criminosa teria auxiliado na eleição de Braguinha (PSB) e de Gardel Padeiro (PP), como, respectivamente, prefeito e vice da cidade do Sertão dos Crateús. Ambos tiveram os diplomas cassados pela 54ª (Quintoagésima quarta) Zona Eleitoral do Ceará por abuso de poder político e econômico no início de maio e estão inelegíveis por 8 anos.
Durante o pleito, os membros do Comando Vermelho teriam comprado votos dos cidadãos para os então candidatos, inclusive, com a doação de entorpecentes a potenciais eleitores e de ameaças a adversários políticos e apoiadores.
Abre aspas para o ministério públicos sobre o caso em Santa Quitéria: ”A interferência no processo eleitoral de Santa Quitéria se deu mediante ao constrangimento dos candidatos adversários, inclusive ameaçando as pessoas que afixavam imagens publicitárias dos candidatos adversários, reprimindo qualquer ato de livre manifestação eleitoral, como carreatas, passeatas, manifestação de reuniões. Tinha ameaças de mortes às pessoas, chegando a atirar em muros de casas, e ameaças os servidores da Justiça Eleitoral sobre destruir o cartório eleitoral.”
Ainda segundo o Ministério Público, após os crimes cometidos pela facção Comando Vermelho (CV) nas eleições em Santa Quitéria, um carro da marca Mitsubishi contendo R$ 1,5 milhão em dinheiro saiu do município cearense e foi levado à comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, para pagar os “serviços”. O veículo demorou menos de um dia para chegar ao Rio e foi dado, juntamente com o dinheiro como forma de pagamento pelo trabalho em Santa Quitéria.
Fonte: Ceará Agora
Postado por Bené Fernandes







Tel: (88) 3611-4536

