12
2025
SOBRAL – Procissão de Passos completa 117 anos em Sobral e reúne multidão.
Nesta sexta feira(11) a Diocese de Sobral realizou a “Procissão do Bom Jesus de Passos, o conhecido encontro de Jesus com sua Mãe, quando seguia carregando sua pesada cruz rumo ao Gólgota, que é o nome do lugar onde Jesus foi crucificado, uma colina em Jerusalém. Também é conhecido como Calvário.
A Diocese realiza o encontro das duas imagens na Praça do São João, ao lado da Casa da Cultura, onde o Bispo Diocesano, faz uma breve pregação sobre esse “importante momento religioso” para os católicos.
Uma multidão de fiéis compareceram nas duas caminhadas. A Imagem de Jesus carregando a cruz sai da Igreja Matriz da Sé e a de Nossa Senhora vem da Igreja do Rosário, para o encontro de muita emoção, onde Maria Santíssima se depara com o sofrimento de seu filho.
A solenidade religiosa teve início na Quinta-Feira Santa, com a Procissão da Transladação, conhecida como “Fugida”, em alusão à saída de Cristo para o Monte das Oliveiras, na véspera de sua Paixão.
A motivação da fé.
A procissão é realizada em Sobral desde 1908. A Procissão do Encontro completa em 2025 os seus 117 anos de sua realização, ocorrendo sempre uma semana antes da Sexta Feira Santa. O trajeto reproduz os momentos finais da vida de Jesus Cristo, como o encontro entre mãe e filho a caminho do Calvário, que na procissão são representados pelas imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que é o ápice da caminhada.
Essa solenidade abre oficialmente, os “dias grandes”, a “semana santa”.
Por: Sobral Agora