23
2025
SOBRAL – Agentes de Endemias estão nos bairros, no combate a doença do CALAZAR.
A Prefeitura de Sobral iniciou a campanha de combate ao calazar (leishmaniose visceral) nos bairros e distritos.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) desempenham um papel fundamental no combate ao calazar (leishmaniose visceral), uma doença causada por protozoários transmitidos por mosquitos-palha. Os ACEs realizam visitas domiciliárias, orientam a população sobre prevenção e tratamento, e aplicam medidas de controle ambiental para eliminar focos de reprodução dos vetores.
Nesta semana eles continua visitando os bairros e distritos de Sobral, principalmente as residências que tem cachorros, para colher o material e fazendo de imediato o exame do calazar.
Esses exames são feitos com mais rapidez, o exame é feito na hora e o resultado também, num trabalho de prevenção a doença do calazar e outras doenças que podem ser perigosos para o ser humano.
Quando é detectado a doença o animal é retirado da residência e levado para o Centro de Zoonoses de Sobral para as providencias cabíveis.
A orientação é para as famílias colaborarem, afinal, o calazar (leishmaniose visceral) é transmissível, mas não diretamente de pessoa para pessoa ou de animal para animal. A transmissão ocorre através da picada do mosquito palha (flebotomíneo) que, ao picar um animal ou humano infectado, transmite o protozoário para outro indivíduo.
Por Sobral Agora
Fotos: Fotógrafo Jorge Alves.