25
2025
CEARÁ – HOJE: Porque celebramos a Data Magna do Ceará.
Nesta terça feira, 25 de março, celebramos a Data Magna do Ceará, um feriado que marca um dos momentos mais importantes da nossa história. Foi nesse data que há 141 anos, libertamos os escravizados no Ceará, quatro anos antes da abolição no Brasil. Por essa conquista, somos reconhecidos como a Terra da Luz.
A Lei Áurea, foi assinada em 13 de maio de 1888.
A abolição no Ceará foi celebrada em 25 de março de 1884. Na ocasião, 35 ex-escravizados foram alforriados. Nessa data, em 1884, o estado se tornou a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. Esse feito histórico consolidou o Ceará como terra de liberdade e um exemplo de luta pelos direitos humanos.
A abolição no Ceará foi resultado do movimento abolicionista, impulsionado por figuras como Dragão do Mar (Francisco José do Nascimento), líder jangadeiro que proibiu o transporte de escravizados pelo mar, tornando impossível a chegada de novos cativos a Fortaleza. Esse ato corajoso acelerou o processo de libertação em todo o estado.
Por sua relevância, o 25 de março foi oficializado como a Data Magna do Ceará e é considerado feriado estadual. Nesse dia, ocorrem eventos cívicos e culturais para lembrar essa conquista e reforçar a importância da liberdade e da igualdade na sociedade.
* Texto histórico publicado pela Prefeitura de Santana do Acaraú.
Por Sobral Agora.