26
2025
BRASIL – STF concluiu o primeiro dia de julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe. O Julgamento continua nesta quarta.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta terça-feira (25), o primeiro dia de julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de envolvimento em um suposto golpe de Estado.
Além de Bolsonaro, outras sete pessoas, supostamente integrantes do “núcleo central”, também estão sendo julgadas pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito.
A Primeira Turma do STF ainda não decidiu se acatará ou não a denúncia da PGR. O julgamento será retomado na quarta-feira (26) pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Foram analisadas as denúncias contra Bolsonaro e os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa). Também estão na lista o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, e o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, atualmente deputado federal pelo PL-RJ. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também integra o grupo.
A defesa de Bolsonaro, representada pelo advogado Celso Vilardi, argumentou que o ex-presidente não assinou minuta golpista nem esteve envolvido nos atos de 8 de janeiro de 2023.
“Começa uma narrativa a respeito de pronunciamentos públicos para terminar no 8 de Janeiro, no 8 de Janeiro, que nem a Polícia Federal, que utilizou, como lembrou o meu colega, mais de 90 vezes a expressão “possivelmente”, que não havia certeza. Nem a Polícia Federal, que se utilizou dessas possibilidades, afirmou a participação dele no 8 de Janeiro. Não há um único elemento, nem da delação. Aí me criticam porque eu digo que a delação não vale nada. Óbvio. Porque nem o delator que o acusou fez qualquer relação dele com o 8 de janeiro. Não há uma única evidência a esse respeito”, declarou.
O SFT contrariou a defesa de Bolsonaro e manteve a delação de Cid.
EM TEMPO – O JULGAMENTO inicia ás 9hs nesta quarta feira, com as argumentações e votação de cada Ministro.
BOLSONARO e seus “seguidores” pode se tornarem réus ou não. Vamos acompanhar.
(Foto:Gustavo Moreno/STF)
Fonte: Jornal Jangadeiro.