29
2025
BRASIL – Família de apenas uma pessoa vão ter que passar por entrevista domiciliar para conseguir auxílio-gás, exige governo
Famílias compostas somente por uma pessoa vão precisar passar por entrevista domiciliar para ingressar no programa auxílio-gás. A medida também se aplica para pessoas que já recebem o benefício e precisam atualizar seus dados cadastrais. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou as mudanças por meio de um decreto na última quinta-feira (dia 27), mesma data que as novas regras começaram a valer.
Segundo a pasta, essa exigência não se aplica a pessoas indígenas, quilombolas, libertas de condição análoga a trabalho escravo, catadores de materiais recicláveis e em situação de rua. No caso de quem já recebe o auxílio-gás e o Bolsa Família, o MDS regulamentará o processo da entrevista. Mesmo com o corte de R$ 7,7 bilhões no Bolsa Família no Orçamento de 2025 aprovado pelo Congresso, o governo argumenta que as medidas tem o objetivo de garantir o pagamento do benefício para quem tem direito, evitando fraudes.
Qual é o valor do auxílio-gás?
Atualmente, o Auxílio Gás garante, a cada dois meses, um valor equivalente ao preço médio do botijão de 13 quilos. Em fevereiro, foi pago R$ 106 cada uma das 5,42 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. O próximo depósito do benefício está programado para acontecer no mês de abril.
Quem pode receber o auxílio-gás?
Podem receber o Auxílio Gás as famílias inscritas no Cadastro Único que tenham renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a meio salário mínimo. Quem já é beneficiário do Bolsa Família ou de outro programa de transferência de renda também pode solicitar o auxílio. Importante: o valor não é considerado como renda no CadÚnico.
O benefício é pago em conta digital ou bancária. Para quem não possui, é aberta automaticamente uma poupança social digital. Cada parcela do auxílio-gás tem validade de 120 dias, contados a partir da data em que o valor é disponibilizado para saque ou movimentação.
Informações – Jornal Extra